24/08/2009

Operadoras são insatisfatórias para 23% dos usuários de plano de saúde

Paula Laboissière - Agência Brasil

Planos sem reservas

Pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica que 23% do total de usuários de planos de saúde são atendidos por operadoras consideradas insatisfatórias.

De acordo com o presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, as principais queixas dos usuários incluem ações assistenciais ruins e falta de reserva financeira por parte da própria operadora. Santos explicou que a questão econômica - não ter as reservas necessárias para a sua atuação - estão no topo da lista de reclamações dos usuários.

Isso porque o plano de saúde pode se deparar com despesas não previstas, como um conjunto maior de usuários que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou diagnosticados com câncer.

Ações assistenciais

Outro problema trata do conjunto das ações assistenciais prestadas pela operadora e se elas estão gerando impactos positivos na saúde de quem é atendido pelo plano. Como exemplo, Santos disse que, se um alto número de gestantes tem de fazer cesariana, isso pode ser um sinal de que a assistência durante o pré-natal não vem sendo prestada de forma satisfatória.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Planos de Saúde

Ética

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.