10/04/2023

Pacientes e médicos não recebem informações adequadas sobre medicamentos contra o câncer

Com informações do CSIC

Falta de informações

Uma equipe de pesquisadores de várias universidades e institutos de cinco países chegaram a conclusões preocupantes quando analisaram as informações que os médicos e pacientes recebem sobre os medicamentos para tratar os diversos tipos de câncer.

Courtney Davis e seus colegas pegaram as informações que chegam ao público em geral e aos pacientes sobre os medicamentos oncológicos (bulas, folhetos informativos e informações aos profissionais médicos) e então as compararam com as informações que as entidades reguladoras solicitaram e receberam quando aprovaram cada medicamento.

A equipe encontrou diferenças em questões importantes, que resultam em má comunicação sobre aspectos que influenciam o conhecimento e a tomada de decisão dos pacientes sobre os benefícios e riscos desses medicamentos.

Por exemplo, as informações aos pacientes sempre incluem a composição do medicamento e seu mecanismo presumido de ação, mas nenhuma informação pública, incluindo a bula do medicamento, inclui o número e como foram feitos os estudos para teste do medicamento, quantas pessoas participaram dos ensaios, a taxa de sobrevivência e os benefícios em termos de qualidade de vida.

Na verdade, a equipe afirma que o exagero na quantidade de informações sobre o funcionamento do medicamento que é fornecida aos pacientes pode até levar a interpretações errôneas, já que pode superestimar as evidências sobre sua eficácia.

Os pesquisadores também detectaram uma falta de informação sobre a força e a qualidade das evidências e até mesmo a distinção entre se o medicamento é preventivo, terapêutico ou paliativo.

"No que diz respeito à saúde, a comunicação deve ser rigorosa, completa e acessível, fácil de entender, mas também deve inspirar confiança. Ela deve conter os benefícios e riscos identificados e cabe aos órgãos reguladores fiscalizar para que essa informação chegue aos pacientes," comentou a cientista Mercedes Jiménez, do Conselho Nacional de Pesquisas da Espanha.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Communication of anticancer drug benefits and related uncertainties to patients and clinicians: document analysis of regulated information on prescription drugs in Europe
Autores: Courtney Davis, Anita K Wagner, Maximilian Salcher-Konrad, Henry Scowcroft, Barbara Mintzes, Adrian M J Pokorny, Jianhui Lew, Huseyin Naci
Publicação: The BMJ
Vol.: 380:e073711
DOI: 10.1136/bmj-2022-073711
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Ética

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.