Propósito na vida
Um senso de propósito na vida - seja uma nobre busca para fazer a diferença ou um simples hobby com significado pessoal - pode oferecer uma poderosa proteção contra a solidão.
"A solidão é conhecida por ser um dos maiores preditores psicológicos de problemas de saúde, declínio cognitivo e mortalidade precoce," ressalta o professor Patrick Hill, da Universidade de Washington em St. Louis (EUA). "Estudos mostram que ela pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar ou ter uma dieta ruim."
Depois de entrevistar mais de 2.300 adultos na Suíça, a equipe do professor Hill constatou que os sentimentos de solidão eram muito menos comuns em pessoas que relataram ter um propósito na vida, independentemente da idade.
"Um senso de propósito é essa percepção geral de que você tem algo que o conduz e o direciona de um dia para o outro," explica Hill. "Pode ser algo como jardinagem, sustentar sua família ou alcançar o sucesso no trabalho."
Muitas das atividades que podem proporcionar um senso de propósito - ingressar em um clube, ser voluntário em uma instituição, jogar em uma liga esportiva - envolvem interação com outras pessoas, que é uma das razões pelas quais uma vida cheia de propósito tende a ser menos solitária. Mas ter pessoas em volta não é tudo quando se trata de evitar a solidão.
"Todos nós já tivemos momentos em nossas vidas em que nos sentimos sós, embora não estivéssemos realmente sozinhos. Há algo em ter um senso de propósito que parece lutar contra a solidão, independentemente de quantas outras pessoas estejam envolvidas," destacou o pesquisador.
Importante para você
No estudo, as pessoas que disseram ter recebido ou fornecido apoio social foram especialmente propensas a relatar sentimentos de propósito e, por decorrência, menos solidão.
Os dados mostraram um ligeiro aumento nos relatos de solidão para pessoas na faixa dos 70 anos ou mais, uma idade em que um senso de propósito pode ser especialmente importante.
Mas, como em tudo o mais, é preciso evitar os exageros quando se propuser um ideal: "Sentir que você precisa salvar o mundo pode levar ao medo existencial e à angústia," alertou Hill. "Tudo bem se alguém pensar que seu propósito é trivial, desde que ele seja significativo para você."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sentimentos | Emoções | Qualidade de Vida | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.