01/03/2021

Para parecer sincero, responda rápido

Redação do Diário da Saúde
Para parecer sincero, responda rápido
Talvez você possa contrabalançar esse efeito usando seus olhos: Se seus olhos enrugam quando você sorri, você parece mais sincero.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Prêmio à impulsividade

Você já deve ter ouvido inúmeros conselhos sobre pensar antes de responder, não reagir às coisas impetuosamente e outras ponderações semelhantes.

Mas parece que a cultura popular não incorporou a sabedoria desses conselhos.

De fato, quando as pessoas fazem uma pausa antes de responder a uma pergunta, mesmo que por apenas alguns segundos, suas respostas são percebidas como menos sinceras e menos confiáveis do que se elas tivessem respondido imediatamente.

E, quanto mais longa a pausa, menos sincera a resposta parece aos outros.

"Avaliar a sinceridade de outras pessoas é uma parte onipresente e importante das interações sociais," comenta o professor Ignazio Ziano, da Escola de Gerenciamento de Grenoble (França). "Nossa pesquisa mostra que a velocidade de resposta é uma pista importante na qual as pessoas baseiam suas inferências de sinceridade."

Verdades rápidas, mentiras lentas

Os pesquisadores conduziram uma série de experimentos envolvendo mais de 7.500 indivíduos nos Estados Unidos, Reino Unido e França.

Os participantes ouviam um trecho de áudio, ou viam um vídeo ou liam o relato de uma pessoa respondendo a uma pergunta simples - por exemplo, se haviam gostado de uma torta feita por um amigo ou se roubaram dinheiro no trabalho. Em cada cenário, o tempo de resposta variou de imediato a um atraso de 10 segundos.

Em todos os 14 experimentos, os participantes classificaram consistentemente as respostas mais demoradas como menos sinceras, independentemente da pergunta, fosse uma pergunta inofensiva sobre a torta ou uma mais séria sobre cometer um crime.

Algumas poucas condições reduziram esse efeito: Por exemplo, se a resposta era considerada socialmente indesejável, como dizer: "Não, não gosto" quando um amigo pergunta se você gostou da torta, a velocidade de resposta não pareceu importar muito, sendo considerada sincera fosse rápida ou lenta.

O mesmo aconteceu se as pessoas pensassem que uma resposta mais lenta era devido ao esforço mental (por exemplo, ter que pensar no passado se você roubou um doce 10 anos atrás), com a velocidade de resposta tendo um efeito menor.

Implicações práticas

Segundo Ziano, estes resultados têm amplas implicações.

"Sempre que as pessoas estão interagindo, elas estão julgando a sinceridade umas das outras. Esses resultados podem ser aplicados a uma ampla gama de interações, desde bate-papos no local de trabalho a brigas de casais e de amigos. Além disso, em entrevistas de emprego e em audiências e julgamentos em tribunais, as pessoas costumam ser encarregadas de julgamentos de sinceridade. Aqui, também, a velocidade de resposta pode desempenhar um papel," disse ele.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Slow lies: Response delays promote perceptions of insincerity
Autores: Ignazio Ziano, Deming Wang
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspa0000250
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.