19/12/2011

Brinquedos podem ter som equivalente a uma motosserra

Redação do Diário da Saúde

Barulho que fere

Os brinquedos sonoros atraem naturalmente a atenção das crianças.

Mas o que todos os pais devem saber é que cabe a eles garantir que seus filhos não corram o risco de sofrerem danos permanentes à audição.

E, a depender dos brinquedos sonoros mais vendidos no comércio, o risco é grande.

Som de motosserra

Os médicos mediram os níveis de ruído de 24 brinquedos que emitem sons, e compraram 10 deles para fazer medições mais precisas em laboratório.

Eles descobriram que todos excederam os 90 decibéis, e alguns superaram os 100 decibéis - o equivalente ao som de uma motosserra.

Uma exposição prolongada a sons acima de 85 decibéis pode causar danos permanentes à audição.

Assim, são dois os fatores a serem observados: a altura do som e a duração. Quanto mais alto é o som, menos tempo é necessário para causar perda de audição.

Embora a pesquisa tenha sido feita nos Estados Unidos, praticamente todos os brinquedos testados estão disponíveis nas lojas brasileiras.

Faça o teste

"Nós testamos os níveis de som no alto-falante [dos brinquedos] e a uma distância de 30 centímetros, que é mais ou menos o comprimento do braço de uma criança," diz o Dr. Hamid Djalilian, responsável pela pesquisa.

Os problemas tornam-se mais graves quando o brinquedo fica perto demais dos ouvidos da criança.

O médico sugere que, ao comprar um brinquedo sonoro, os pais prestem atenção à localização do microfone - embaixo do brinquedo é sempre melhor do que em cima.

Ele recomenda também que os pais segurem o brinquedo do modo que uma criança o faria e prestem atenção ao som. "Se o som incomodar, então ele é provavelmente alto demais para uma criança," afirma ele.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Cuidados com a Família

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.