22/06/2015

Pese todos os dias e anote os resultados

Redação do Diário da Saúde
Pese todos os dias e anote os resultados
Se você deseja perder peso e manter-se nos novos níveis, aqui vai uma estratégia simples e que funciona: suba na balança todos os dias e anote os resultados.
[Imagem: Wikimedia Commons/SieBot]

Perder e manter peso

Se você deseja perder peso e manter-se nos novos níveis, aqui vai uma estratégia simples e que funciona: suba na balança todos os dias e anote os resultados.

Um estudo de dois anos mostrou que pesar-se diariamente e monitorar os resultados em um gráfico ajuda tanto a perder peso, quando a manter o novo peso, especialmente para os homens.

Os voluntários que perderam peso no primeiro ano do programa foram capazes de manter o peso perdido ao longo do segundo ano.

Isto é importante porque os estudos mostram que cerca de 40% do peso perdido com qualquer tratamento dietético é recuperado em um ano, e quase 100% da perda de peso é recuperada dentro de cinco anos.

"Você só precisa de uma balança de banheiro e de uma planilha ou mesmo um pedaço de papel quadriculado," disse David Levitsky, professor de nutrição e psicologia da Universidade de Cornell (EUA).

Pesar diariamente

O método "força você a estar ciente da conexão entre sua alimentação e seu peso," disse Levitsky. "A instrução mais comum que se ouve é que você não deve pesar-se diariamente, mas é justamente o contrário,"

Contudo, houve uma diferença significativa entre homens e mulheres, com as mulheres perdendo peso no programa, mas muito menos do que os homens.

"Parece que funciona melhor para os homens do que para as mulheres, por razões que não conseguimos descobrir ainda", disse Levitsky.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.