19/06/2012

Humanidade pesa 287 milhões de toneladas

Redação do Diário da Saúde

Biomassa humana

Se o assunto é produção de alimentos de forma sustentável, o peso da população pode ser mais importante do que o seu número.

É o que defendem pesquisadores britânicos, em um estudo inusitado, no qual eles calcularam o peso de todos os humanos juntos.

Estima-se que a população mundial tenha superado os 7 bilhões de indivíduos, e todas essas pessoas precisam se alimentar.

No entanto, a necessidade de energia de uma espécie não depende apenas do número de indivíduos, mas também da sua massa média.

Os pesquisadores estimaram a massa total da população humana, e definiram sua distribuição por região, e a proporção dessa "biomassa" devida ao excesso de peso e à obesidade.

Peso da humanidade

Os pesquisadores estimaram o peso da população humana adulta em 287 milhões de toneladas - algo como 5.400 Titanics.

15 milhões dessas toneladas devem-se ao excesso de peso, e outros 3,5 milhões devem-se à obesidade.

Enquanto a massa corporal média global foi de 62 kg, na América do Norte, que tem a maior massa corporal de todos os continentes, o peso médio por indivíduo chega aos 80,7 kg.

A América do Norte tem apenas 6% da população mundial, mas 34% da biomassa humana, devido à obesidade.

Em contraste, a Ásia tem 61% da população mundial, mas apenas 13% da biomassa humana.

Massa e queima de energia

"Nossos resultados enfatizam a importância de olhar para a biomassa, em vez de apenas para os números populacionais, quando se considera o impacto ecológico de uma espécie, especialmente dos humanos," disse Sarah Walpole, uma das autoras do estudo.

"Todo o mundo concorda que o crescimento populacional ameaça a sustentabilidade ambiental global - o nosso estudo mostra que a gordura da população também é uma grande ameaça. A menos que enfrentemos tanto o crescimento da população quanto a gordura, nossas chances são magras," disse o professor Ian Roberts, coautor dos cálculos do peso humano sobre a Terra.

Até metade de todos os alimentos consumidos queimam-se na atividade física.

Aumentar a massa significa maiores exigências de energia, porque é preciso mais energia para mover um corpo pesado. Mesmo em repouso um corpo maior queima mais energia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.