01/02/2022

Pesquisa desvenda como obesidade pode levar ao câncer

Redação do Diário da Saúde
Pesquisa desvenda como obesidade pode levar ao câncer
Recentemente se descobriu que evitar que as células engordem previne a metástase do câncer.
[Imagem: University of Louvain]

Obesidade e câncer

Sabe-se que a obesidade e o sobrepeso aumentam o risco de desenvolver câncer, mas a pergunta até agora era: Por quê?

Afinal, o câncer é genericamente causado por alterações genéticas que quebram as restrições normais ao crescimento celular - as células se descontrolam, crescem demais e formam um tumor.

Agora, pesquisadores demonstraram que os lipídios - que são moléculas de gordura - associados à obesidade tornam as células cancerígenas mais agressivas e propensas a formar tumores.

Eles descobriram que o ambiente alterado, de um corpo com peso normal para um corpo com sobrepeso ou obeso, força a célula a se adaptar, levando à formação do tumor - em comparação com a rota genética, em que a célula gera filhas já degeneradas.

Câncer sem mutações

Embora não haja correlação com mutações específicas, a adaptação celular à obesidade é governada pelo ácido palmítico (PA) e leva ao aumento da capacidade de formação de tumor - a equipe trabalhou com células do câncer de mama.

"Isto significa que, mesmo na ausência de novas mutações genéticas, a obesidade aumenta o risco de formação de tumores," disse o professor Nils Halberg, da Universidade de Bergen (Noruega).

A obesidade tem sido associada com aproximadamente 500.000 novos casos de câncer a cada ano - um número que deve crescer à medida que as taxas de obesidade continuam a aumentar.

"Dissecar cientificamente como essas duas doenças complicadas interagem tem sido extremamente interessante e gratificante. Especialmente porque essa nova compreensão permitirá aos pesquisadores projetar tratamentos aprimorados para pacientes obesos com câncer," acrescentou Halberg.

Checagem com artigo científico:

Artigo: C/EBPB-dependent adaptation to palmitic acid promotes tumor formation in hormone receptor negative breast cancer
Autores: Xiao-Zheng Liu, Anastasiia Rulina, Man Hung Choi, Line Pedersen, Johanna Lepland, Sina T. Takle, Noelly Madeleine, Stacey D’mello Peters, Cara Ellen Wogsland, Sturla Magnus Grondal, James B. Lorens, Hani Goodarzi, Per E. Lonning, Stian Knappskog, Anders Molven, Nils Halberg
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 69
DOI: 10.1038/s41467-021-27734-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Genética

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.