14/04/2023

Confirmado: 1 em cada 5 adultos não querem filhos - e não se arrependem depois

Redação do Diário da Saúde
Pesquisa sobre pessoas que não querem ter filhos
Ter filhos é uma opção ou uma norma social?
[Imagem: ErikaWittlieb/Pixabay]

Pessoas que não querem ter filhos

Uma pesquisa realizada no final do ano passado nos EUA provocou um grande alarde e muita discussão no meio científico, devido a uma conclusão por demais marcante: Um em cada cinco adultos afirmou não ter quaisquer planos futuros de terem filhos.

Devido às dúvidas lançadas sobre os resultados, os professores Jennifer Neal e Zachary Neal, da Universidade do Estado de Michigan (EUA) decidiram refazer o estudo, um método de checagem largamente usado no meio científico.

Eles tentaram replicar o estudo original usando os mesmos métodos, mas com uma nova amostra de pessoas - é como reproduzir um experimento científico em outro laboratório, para ver se os resultados são os mesmos.

Para evitar qualquer risco de viés, os dois pesquisadores pré-registraram o estudo, expondo com antecedência exatamente como o estudo seria conduzido e o quais resultados eles supunham que encontrariam.

Os resultados na nova amostra foram praticamente os mesmos do estudo original.

"Descobrimos que 20,9% dos adultos [no estado] de Michigan não querem ter filhos, o que se aproxima da nossa estimativa anterior de 21,6%, e significa que mais de 1,6 milhão de pessoas em Michigan não têm filhos," disse Jennifer Neal. "Michigan é demograficamente semelhante aos Estados Unidos como um todo, então isso pode significar que 50 milhões a 60 milhões de norte-americanos não têm filhos."

Os resultados mostraram-se independentes de idade, educação e renda, mas os homens foram mais propensos a dizer que não planejavam ter filhos.

Sem arrependimento

Alguns especialistas haviam expressado preocupação de que adultos sem filhos se arrependam da decisão de não ter filhos, especialmente mais tarde na vida.

Mas não foi isso o que os dois pesquisadores concluíram: "Não encontramos evidências de que adultos mais velhos sem filhos experimentem mais arrependimentos da vida do que pais mais velhos. Na verdade, pais mais velhos foram um pouco mais propensos a querer mudar algo em suas vidas," disse Watling Neal.

Os dois pesquisadores agora querem saber se as restrições ao aborto afetam a escolha dos adultos de não ter filhos. Eles também planejam repetir o estudo em outros estados e países.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Prevalence, age of decision, and interpersonal warmth judgements of childfree adults: Replication and extensions
Autores: Jennifer Watling Neal, Zachary P. Neal
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0283301
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Cuidados com o Recém-nascido

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.