10/08/2009

Pessoas ficam mais felizes quando envelhecem

BBC Brasil
Pessoas ficam mais felizes quando envelhecem

[Imagem: Eduard von Grützner]

Fase boa da vida

A maioria das pessoas fica mais feliz quando envelhece, segundo um estudo americano que analisou o comportamento de idosos com mais de 90 anos de idade.

Apesar de preocupações com saúde, dinheiro, mudanças de classe social e a perda de pessoas próximas, os psicólogos acreditam que a velhice é uma fase boa da vida, já que os idosos tendem a aproveitar ao máximo o tempo que resta e sabem como evitar situações que os fariam sentir tristeza ou estresse.

Jovens de mau humor

O estudo pediu que voluntários com idades entre 18 e 95 anos participassem de experimentos e mantivessem um diário sobre seu estado emocional. A pesquisadora Laura Cartensen, da Universidade de Stanford, descobriu que as pessoas mais jovens ficavam de mau humor com maior frequência e por mais tempo que as mais velhas.

Além disso, os mais idosos lidaram melhor com críticas pessoais e conseguiram controlar e equilibrar melhor suas emoções.

"As pessoas mais idosas também tiveram mais tempo para aprender e compreender as intenções dos outros, o que os ajuda a evitar essas situações de estresse," explica a psicóloga Susan Turk Charles, especialista no assunto.

Experiência positiva

O chefe de políticas públicas da organização britânica Age Concern, Andrew Harrop, disse que o estudo traz boas notícias.

"Para muitas pessoas, a velhice representa medo e preocupação. Muitos jovens assumem que envelhecer é um processo que inevitavelmente vai trazer doença, fragilidade, menos independência. No entanto, isso está longe da verdade em muitos casos", diz ele.

"Muitos idosos levam vidas ativas e saudáveis, enriquecidas pela experiência e o aprendizado."

Para Harrop, a pesquisa mostra que os mais velhos ainda têm contribuições importantes a fazer para a sociedade.

"O estudo é um de muitos que provam que a velhice pode ser uma experiência extremamente positiva."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Felicidade

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.