02/01/2024

Pílula eletrônica cria ilusão de saciedade para combater obesidade

Redação do Diário da Saúde
Pílula eletrônica vibra no estômago para criar ilusão de saciedade
As vibrações da pílula eletrônica estimulam o nervo vago, gerando a sensação de saciedade.
[Imagem: Shriya S. Srinivasan et al. - 10.1126/sciadv.adj3003]

Pílula da saciedade

Em busca de intervenções mais eficazes e menos invasivas para tratar a obesidade, cientistas criaram um comprimido eletrônico que consegue gerar uma sensação de saciedade ao vibrar dentro do corpo.

Batizado de Vibe, sigla em inglês para Estimulador Bioeletrônico Vibratório Ingerível, o comprimido viaja com segurança pelo trato gastrointestinal, mas cumpre seu papel quando se deposita no estômago: Ele vibra ao entrar em contato com o fluido gástrico, estimulando os receptores do nervo vago e criando a sensação de saciedade.

A equipe testou o aparelho no estômago de porcos e observou uma redução média de 31% na ingestão de alimentos. O aparelho permaneceu no aparelho digestivo, em média, por 30 minutos, sugerindo que seu melhor uso deverá ser feito engolindo-o antes das refeições.

Embora sejam necessários estudos pré-clínicos adicionais, os resultados indicam que a pílula eletrônica ingerível pode ser um método eficaz e sustentável para prevenir o ganho de peso e reduzir o número de calorias consumidas durante as refeições, servindo como uma alternativa aos tratamentos mais invasivos, como a cirurgia gastrobariátrica.

"Nosso estudo demonstra a eficácia de uma intervenção não invasiva e de baixo custo para reduzir a ingestão de alimentos e o consumo de calorias. O dispositivo funciona de forma eficaz no estômago e induz a saciedade," resumiu o Dr. Giovanni Traverso, do Hospital Brigham and Women (EUA).

"O dispositivo tem o potencial de revolucionar as opções terapêuticas para pacientes com obesidade. No entanto, estudos futuros precisarão explorar os efeitos fisiológicos do dispositivo antes que ele esteja disponível para os pacientes," concluiu o pesquisador.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A Vibrating Ingestible BioElectronic Stimulator Modulates Gastric Stretch Receptors for Illusory Satiety
Autores: Shriya S. Srinivasan, Amro Alshareef, Alexandria Hwang, Ceara Byrne, Johannes Kuosmanen, Keiko Ishida, Joshua Jenkins, Sabrina Liu, Wiam Abdalla Mohammed Madani, Alison M. Hayward, Niora Fabian, Giovanni Traverso
Publicação: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.adj3003
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.