13/07/2023

Pobreza afeta negativamente fiação estrutural no cérebro das crianças

Redação do Diário da Saúde
Pobreza afeta negativamente fiação estrutural no cérebro das crianças
As pessoas mais pobres ficam sem recursos mentais para sair da pobreza.
[Imagem: Billy Cedeno/Pixabay]

Pobreza afeta cérebro de crianças

Crescer na pobreza pode ter mais do que efeitos psicossociais - pode influenciar a "fiação" interna do cérebro de uma criança.

Cientistas acabam de descobrir uma conexão entre a pobreza doméstica, ou viver em um bairro de grande pobreza, e os tratos de substância branca do cérebro, que permitem a comunicação entre as regiões do cérebro - tratos são vias neuronais no cérebro e na medula espinhal, enquanto a substância branca desempenha um papel crítico em ajudar o cérebro a processar informações.

As descobertas derivam do maior estudo de longo prazo sobre desenvolvimento do cérebro e saúde infantil realizado nos EUA, o Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente (ABCD), lançado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) em 2015, envolvendo cerca de 12.000 crianças que tinham entre 9 e 10 anos de idade no início do estudo.

"A integridade da substância branca é muito importante no desenvolvimento do cérebro," disse Zhaolong Li, da Universidade de Washington. "Por exemplo, fraquezas na substância branca estão ligadas a desafios visuoespaciais e de saúde mental em crianças. Se pudermos capturar como o status socioeconômico afeta a substância branca no início da vida de uma criança, a esperança é que possamos, um dia, traduzir essas descobertas em medidas preventivas."

Cérebro e obesidade

Os pesquisadores também descobriram que a obesidade infantil e a baixa função cognitiva podem explicar, pelo menos parcialmente, a influência da pobreza nas diferenças da massa branca.

Geralmente, as crianças que crescem na pobreza têm um risco maior de obesidade e pontuação mais baixa em testes de função cognitiva do que seus pares em bairros e famílias de renda mais alta.

A substância branca, as fibras nervosas densamente compactadas no fundo do cérebro, obtém sua cor branca da substância gordurosa que envolve as fibras nervosas. O revestimento gorduroso é responsável pela rápida transmissão de informações ao longo dos tratos das células nervosas. A organização e a conectividade entre esses tratos dão suporte ao aprendizado e à comunicação adequada entre as regiões do cérebro. A interrupção nessas vias de comunicação tem sido associada a problemas físicos, bem como a piores resultados de saúde mental.

Quando ao pior desempenho cognitivo, a equipe acredita que ele pode ser devido, ao menos em parte, ao acesso limitado a estímulos sensoriais, sociais e cognitivos enriquecedores.

O ambiente de uma criança é complexo, envolvendo influências da vizinhança e da família. Bairros desfavorecidos sofrem desproporcionalmente com desemprego, pobreza e disparidade de renda. Casas monoparentais são mais comuns, e os residentes são tipicamente têm menor escolaridade, ganham uma renda menor e possuem menos recursos econômicos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Associations Between Socioeconomic Status, Obesity, Cognition, and White Matter Microstructure in Children.
Autores: Zhaolong Adrian Li, Yuqi Cai, Rita L. Taylor, Sarah A. Eisenstein, Deanna M. Barch, Scott Marek, Tamara Hershey
Publicação: JAMA Network Open
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.20276
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Qualidade de Vida

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.