05/12/2023

Podemos interpretar bem os pensamentos dos outros... se não der muito trabalho

Redação do Diário da Saúde
Podemos interpretar bem os pensamentos dos outros... se não der muito trabalho
O estudo tem estreita ligação com a empatia.
[Imagem: Katrin Rothmaler et al. - 10.1371/journal.pone.0294136]

Altercêntrico

Uma das habilidades humanas mais importantes consiste em entender e interpretar o que as outras pessoas estão pensando. E parece que a perspectiva dos outros nos influencia mesmo quando ela é completamente irrelevante para nós.

Esta é a conclusão das psicólogas Katrin Rothmaler e Charlotte Wiesmann, do Instituto de Ciências Humanas Cognitivas e do Cérebro em Leipzig (Alemanha), que estudaram até que ponto a perspectiva dos outros realmente influencia nosso pensamento de forma subliminar.

Sermos influenciados pela perspectiva dos outros na nossa própria percepção ou no nosso próprio comportamento é algo que os cientistas chamam de "altercêntrico". Mas ainda não está claro se esses efeitos altercêntricos podem ser atribuídos a processos de atenção universais ou se, na verdade, processamos espontaneamente a perspectiva dos nossos semelhantes.

Para testar isso, a equipe conduziu dois experimentos independentes com um total de 234 participantes. No início dos experimentos, os participantes foram familiarizados com duas vendas nos olhos, uma transparente e a outra não. Os participantes assistiram então a vídeos em que uma atriz usava uma dessas vendas. Com base na própria experiência com a venda, os participantes puderam conhecer a perspectiva da atriz.

"Ao contrário de estudos anteriores sem tapa-olhos, conseguimos encontrar evidências estatísticas contra efeitos altercêntricos nos tempos de reação dos participantes em nossos experimentos. Ao mesmo tempo, eles foram fortemente influenciados por sua própria perspectiva. Essas descobertas sugerem duas interpretações diferentes: Ou os efeitos altercêntricos são, na verdade, devidos apenas a simples processos de atenção, ou não podemos processar implicitamente a perspectiva dos outros se tivermos que inferi-la a partir de nossas próprias experiências," interpretou Rothmaler.

E o que isso significa para nossa vida cotidiana?

Se pudermos ler diretamente a perspectiva da outra pessoa, isso pode influenciar subliminarmente a nossa atenção e o nosso comportamento. Contudo, se a perspectiva da outra pessoa tiver que ser primeiro desenvolvida meticulosamente, estes processos implícitos cessam. Ou seja, colocar-nos espontaneamente no lugar de outra pessoa depende, portanto, de quanto esforço está envolvido.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Evidence against implicit belief processing in a blindfold task
Autores: Katrin Rothmaler, Charlotte Grosse Wiesmann
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0294136
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.