15/02/2024

Por que algumas pessoas negam as mudanças climáticas? Resultados surpreendem

Redação do Diário da Saúde
Por que algumas pessoas negam as mudanças climáticas? Resultados surpreendem
Pode não ser uma opinião arrazoada e nem um autoengano; pode ser uma espécie de autodefinição.
[Imagem: Volker Lannert/University of Bonn]

Negacionistas das mudanças climáticas

Há muito os psicólogos tentam desvendar o porquê de algumas pessoas se posicionarem de modo enfático às mudanças climáticas: Será que os negacionistas das alterações climáticas distorcem os fatos para evitar terem de modificar o seu comportamento ou sua opinião?

Parece que não é isso o que acontece, concluíram Lasse Stoetzer e Florian Zimmermann, da Universidade de Bonn (Alemanha) depois de entrevistarem mais de 4.000 adultos que afirmam não acreditar que o clima está mudando e que o homem tem participação nisto.

Os próprios autores do estudo ficaram surpresos com os resultados e afirmam que se isto é uma boa ou má notícia para a luta contra o aquecimento global é algo que está por ser esclarecido.

Uma das principais hipóteses para explicar o comportamento dos negacionistas é que seus equívocos estariam enraizados em uma forma específica de autoengano, nomeadamente que as pessoas simplesmente acham mais fácil viver com as suas próprias falhas se não acreditarem que as coisas vão realmente piorar.

"O nosso estudo não nos deu quaisquer indicações de que os equívocos generalizados sobre as alterações climáticas se devam a este tipo de autoengano," afirmou Zimmermann.

Identidade política

À primeira vista, esta é uma boa notícia para os decisores políticos, porque o resultados podem significar que é de fato possível corrigir conceitos errados sobre as alterações climáticas simplesmente fornecendo informações abrangentes - se as pessoas estão distorcendo a realidade, pelo contrário, então esta abordagem é um fracasso.

No entanto, Zimmermann aconselha cautela: "Os nossos dados revelam algumas indicações de uma variante de raciocínio motivado, especificamente que negar a existência do aquecimento global provocado pelo homem faz parte da identidade política de certos grupos de pessoas."

Dito de outra forma, algumas pessoas podem, até certo ponto, definir-se pelo próprio fato de não acreditarem nas alterações climáticas. Para eles, esta forma de pensar é uma característica importante que os diferencia de outros grupos políticos e, portanto, é provável que simplesmente não se importem com o que os cientistas ou quem quer que seja tenham a dizer sobre o tema.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A representative survey experiment of motivated climate change denial
Autores: Lasse S. Stoetzer, Florian Zimmermann
Publicação: Nature Climate Change
Vol.: 14, pages 198-204
DOI: 10.1038/s41558-023-01910-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Ética

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.