11/12/2023

Purificadores de ar não impedem que você fique doente, dizem pesquisadores

Redação do Diário da Saúde
Purificadores de ar não impedem que você fique doente, dizem pesquisadores
Outro cuidado a ser tomado é que alguns purificadores de ar podem criar poluentes indesejados.
[Imagem: Taekyu Joo et al. - 10.1021/acs.estlett.1c00416]

Não funciona

A pandemia de covid-19 tornou muito populares os sistemas de filtragem de ar, com alguns produtos comercializados prometendo níveis elevadíssimos de proteção contra vírus e bactérias.

Não foi o que Julii Brainard e colegas da Universidade East Anglia (Reino Unido) descobriram ao revisar todas as análises desses aparelhos realizadas com critérios cientificamente fundamentados.

A equipe estudou tecnologias incluindo filtragem de ar, luzes germicidas e ionizadores, usados em ambientes do mundo real, como escolas ou lares de idosos.

A conclusão da equipe é que os sistemas de filtragem de ar não reduzem o risco de contrair infecções virais, o que revela que as tecnologias concebidas para tornar as interações sociais mais seguras em espaços interiores não são eficazes no mundo real.

"Em suma, não encontramos nenhuma evidência forte de que as tecnologias de tratamento de ar possam proteger as pessoas em ambientes do mundo real. Existem muitas evidências de que a contaminação ambiental e superficial pode ser reduzida por diversas estratégias de tratamento de ar, especialmente luzes germicidas e filtragem de ar particulado de alta eficiência (HEPA). Mas a evidência combinada foi que estas tecnologias não param e nem reduzem as doenças," disse Brainard.

"As nossas descobertas são decepcionantes - mas é vital que os decisores de saúde pública tenham uma visão completa," completou a pesquisadora, acrescentando que poderá haver novidades na área em breve, já que mais estudos feitos a partir da pandemia de covid-19 continuam sendo publicados.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Effectiveness of filtering or decontaminating air to reduce or prevent respiratory infections: A systematic review
Autores: Julii Brainard, Natalia R. Jones, Isabel Catalina Swindells, Elizabeth J. Archer, Anastasia Kolyva, Charlotte Letley, Katharine Pond, Iain R. Lake, Paul R. Hunter
Publicação: Preventive Medicine
Vol.: 177, [107774]
DOI: 10.1016/j.ypmed.2023.107774
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Prevenção

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.