06/03/2024

Quais plantas são melhores para limpar o ar da sua casa?

Redação do Diário da Saúde
Quais plantas são melhores para limpar o ar da sua casa?
Os jardins verticais podem ajudar a limpar o ar das cidades - basta escolher as plantas mais adequadas.
[Imagem: Mamatha Tomson et al. - 0.1016/j.scitotenv.2024.170950.]

Jardim vertical antipoluição

Paredes ou muros verdes, nos quais estejam instalados os chamados jardins verticais, podem eliminar a poluição do ar - e algumas plantas fazem isso melhor do que outras.

Pesquisadores plantaram 10 espécies em uma parede verde de 1,4 m construída sob medida, que serviu como laboratório para testar diversas plantas.

"Ao plantar verticalmente sobre um muro verde, as comunidades podem limpar o ar sem ocupar muito espaço nas ruas," disse a pesquisadora Mamatha Tomson, da Universidade de Surrey (Reino Unido).

As plantas removem a poluição do ar em duas etapas: Primeiro, eles pegam partículas de poluição nas folhas. Então, a chuva os leva com segurança para o chão.

Como o objetivo era basicamente testar a remoção de poluentes, foram selecionamos dez espécies de plantas de folhas largas no total, com duas espécies diferentes de cinco formatos de folhas diferentes (ovais, oblongas, lineares, loradas e palmadas). As plantas foram tomilho selvagem (Thymus serpyllum L.), manjerona (Origanum vulgare L.), rosa das pedras (Helianthemum nummularium), sálvia (Salvia officinalis L), armeria marítima (Armeria maritima), barba-de-serpente (Liriope muscari), lavanda (Lavandula angustifolia), carraspique (Iberis sempervirens), hera inglesa (Hedera helix) e gerânio (Pelargonium x hortorum L.H Bailey).

"Nosso estudo indica que este processo depende não apenas do formato das suas folhas, mas também das propriedades micromorfológicas de suas superfícies. Acreditamos que uma boa mistura de espécies produzirá as paredes verdes mais eficazes - e esperamos realizar mais pesquisas para ver se estamos no caminho certo," detalhou Tomson.

Plantas que limpam a poluição do ar

A pesquisadora usou sete caixas plantadoras, empilhadas em duas fileiras , formando uma parede verde de 1,4 m de altura e 1,2 m de largura. As caixas de plantas foram fixadas em três postes de alumínio, por sua vez fixados em uma base de concreto e mantidos 50 cm acima do nível do solo.

Entre as plantas testadas, as folhas do carraspique mostraram-se especialmente boas para reter partículas poluentes, grandes e pequenas. A manjerona também apresentou um bom desempenho na remoção de partículas menores de poluição.

Enquanto isso, a chuva foi capaz de lavar a maior parte da poluição das folhas peludas da lavanda.

"Esperamos que os planejadores urbanos e os especialistas em infraestruturas possam usar as nossas descobertas para pensar com mais cuidado sobre o que plantam.

"Ter uma parede verde é uma ótima maneira de remover a poluição - mas o que você planta nela pode fazer uma grande diferença nos resultados que você vai obter," disse o professor Prashant Kumar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Exploring the interplay between particulate matter capture, wash-off, and leaf traits in green wall species
Autores: Mamatha Tomson, Prashant Kumar, K.V. Abhijith, John F. Watts
Publicação: Science of The Total Environment
Vol.: 921, 170950
DOI: 0.1016/j.scitotenv.2024.170950
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Poluição

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.