20/02/2020

Queimaduras? Não corra para o hospital, corra para a torneira

Redação do Diário da Saúde
Queimaduras? Não corra para o hospital, corra para a torneira
Pesquisadores brasileiros estão usando pele de tilápia no tratamento de queimaduras.
[Imagem: Viktor Braga/UFC]

Água melhor que qualquer outro produto contra queimadura

Se seu filho sofreu uma queimadura, é melhor manter o autocontrole e mantê-lo em casa por um tempo que, a princípio, pode parecer longo demais.

Ocorre que o resfriamento com água corrente é o melhor tratamento inicial para as queimaduras.

"Se uma criança se queimou, o primeiro ciclo de tratamento deve ser de 20 minutos de água corrente fria. A água corrente fria é mais eficaz imediatamente após a queima, mas as evidências sugerem que ela permanece benéfica por até três horas após uma lesão," afirma a Dra Bronwyn Griffin, da Universidade de Queensland (Austrália).

A água fria da torneira, aplicada continuamente, deu melhores resultados do que todas as alternativas, como aloe, géis, compressas, pasta de dente, manteiga ou claras de ovos, por exemplo.

Tudo melhor

Os pesquisadores constataram que a água corrente fria reduz as chances de precisar de um enxerto de pele, acelera a cicatrização e diminui a chance de uma vítima de queimadura jovem exigir internação no hospital ou precisar passar por um procedimento cirúrgico.

O estudo comparativo mostra que as crianças que receberam primeiros socorros adequados, envolvendo 20 minutos ou mais de resfriamento com água corrente, tiveram as chances de enxerto de pele reduzidas em mais de 40%.

O fornecimento de qualquer quantidade de água corrente fria foi associado a uma chance reduzida de admissão hospitalar em 35,8% e à chance de exigir tratamento em uma sala de cirurgia em 42,4%.

Queimaduras? Não corra para o hospital, corra para a torneira
A administração de pulsos elétricos reduz as cicatrizes de queimadura em 58%, embora este seja um tratamento hospitalar.
[Imagem: Heather M. Wilson/Joseph I. Hoare]

Entre os pacientes que não necessitaram de enxerto de pele, a velocidade de cicatrização foi mais rápida com a administração de água fria corrente, qualquer que tenha sido o tempo. Isso é importante porque a cura mais rápida reduz o risco de cicatrizes, observam os autores.

Tempo para manter queimadura sob a água

A duração ideal da terapia com água corrente fria permanece em discussão.

As associações australianas, britânicas e europeias de queimaduras recomendam 20 minutos de água corrente fria. A Associação Norte-Americana de Queimados, por sua vez, pede cinco ou mais minutos, enquanto a Cruz Vermelha prescreve 10 minutos ou mais.

Este novo estudo dá mais suporte à recomendação de 20 minutos completos, observam os autores.

"Se você é um pai ou um paramédico, é altamente recomendável administrar 20 minutos de água corrente fria na queimadura de uma criança. Essa é a maneira mais eficaz de diminuir a gravidade dos danos nos tecidos de todas as queimaduras térmicas," salientou a Dra Griffin.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cool Running Water First Aid Decreases Skin Grafting Requirements in Pediatric Burns: A Cohort Study of Two Thousand Four Hundred Ninety-five Children
Autores: Bronwyn R. Griffin, Cody C. Frear, Franz Babl, Ed Oakley, Roy M. Kimble
Publicação: Annals of Emergency Medicine
DOI: 10.1016/j.annemergmed.2019.06.028
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Queimaduras

Cuidados com a Família

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.