15/03/2022

Estudo questiona papel da vitamina D2 na saúde, mas reforça benefícios da vitamina D3

Redação do Diário da Saúde
Questionado papel da vitamina D2 na saúde, mas reforçados benefícios da vitamina D3
É preciso ter cuidado com os suplementos de vitamina D. Além disso, recentemente se descobriu que os exames de vitamina D podem estar medindo a coisa errada.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Tipos de vitamina D

Novas pesquisas encontraram diferenças significativas entre os dois tipos de vitamina D, questionando o impacto da vitamina D2 na saúde humana.

Por outro lado, os pesquisadores confirmaram que a vitamina D3 pode equilibrar o sistema imunológico das pessoas e ajudar a fortalecer as defesas contra infecções virais, incluindo a covid-19.

Em um estudo colaborativo das universidades de Surrey e Brighton (Reino Unido), os pesquisadores investigaram o impacto dos suplementos de vitamina D (D2 e D3), tomados diariamente durante um período de 12 semanas, na atividade dos genes no sangue das pessoas.

Ao contrário de opiniões científicas amplamente difundidas, Louise Durrant e seus colegas descobriram que os efeitos dos dois tipos de vitamina D são muito diferentes. Eles encontraram evidências de que a vitamina D3 tem um efeito modificador no sistema imunológico que pode fortalecer o corpo contra doenças virais e bacterianas - mas o mesmo não acontece com a vitamina D2.

"Nós mostramos que a vitamina D3 parece estimular o sistema de sinalização do interferon tipo I no corpo - uma parte fundamental do sistema imunológico que fornece uma primeira linha de defesa contra bactérias e vírus. Assim, um status saudável da vitamina D3 pode ajudar a prevenir que vírus e bactérias conquistem uma base de operações no corpo.

"Nosso estudo sugere que é importante que as pessoas tomem um suplemento de vitamina D3, ou alimentos fortificados adequadamente, especialmente nos meses de inverno," disse o professor Colin Smith, coordenador do estudo.

Suplemento de vitamina D2

Embora alguns alimentos sejam enriquecidos com vitamina D, como alguns cereais matinais, iogurtes e pão, poucos contêm naturalmente a vitamina.

A vitamina D3 é produzida naturalmente na pele a partir da exposição à luz solar ou à luz ultravioleta artificial UVB, enquanto algumas plantas e fungos produzem vitamina D2.

Muitas pessoas têm níveis insuficientes de vitamina D3 porque vivem em locais onde a luz solar é limitada no inverno, ou porque seguiram as regras ditadas pelos cientistas durante décadas de usar protetor solar em todas as situações. Além disso, a pandemia de covid-19 também limitou a exposição natural das pessoas ao Sol devido ao fato de as pessoas passarem mais tempo em suas casas.

"Embora tenhamos descoberto que a vitamina D2 e a vitamina D3 não têm o mesmo efeito na atividade genética em humanos, a falta de impacto que encontramos ao analisar a vitamina D2 significa que um estudo maior é urgentemente necessário para esclarecer as diferenças nos efeitos. No entanto, esses resultados mostram que a vitamina D3 deve ser a forma preferida para alimentos fortificados e suplementos," concluiu a professora Susan Lanham-New.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Vitamins D2 and D3 have overlapping but different effects on the human immune system revealed through analysis of the blood transcriptome
Autores: Louise R. Durrant, Giselda Bucca, Andrew Hesketh, Carla Möller-Levet, Laura Tripkovic, Huihai Wu, Kathryn H. Hart, John C. Mathers, Ruan M. Elliott, Susan A. Lanham-New, Colin P. Smith
Publicação: Frontiers in Immunology
DOI: 10.3389/fimmu.2022.790444
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Cuidados com a Pele

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2022 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.