27/08/2018

Estetoscópios serão substituídos por radar

Redação do Diário da Saúde
Radar vai substituir estetoscópios
O radar detecta os sons do coração e pulmões à distância, o que permite examinar o paciente em repouso ou se exercitando.
[Imagem: FAU/Kilin Shi]

Radar substitui estetoscópio

Juntamente com o jaleco branco, um estetoscópio é a marca registrada dos médicos em todo o mundo - estetoscópios são usados para detectar os ruídos produzidos pelo coração e pelos pulmões.

Esses estetoscópios acústicos são baratos e têm sido usados de forma confiável há décadas, mas eles têm uma desvantagem na chamada fonocardiologia: O diagnóstico de sopros cardíacos, incluindo a avaliação da função da válvula cardíaca, é realizado de forma subjetiva e depende diretamente da experiência do médico que realizou o exame.

Para eliminar essa subjetividade, médicos e engenheiros eletrônicos alemães desenvolveram um procedimento que consegue detectar e diagnosticar com segurança os sons do coração de forma objetiva.

Para isso, eles estão usando um radar.

Os resultados mostram que aparelhos de radar móvel, parecidos com aqueles que hoje são usados pelos policiais nas estradas, poderão substituir os estetoscópios convencionais e garantir o monitoramento permanente das funções vitais sem nem mesmo precisar tocar nos pacientes.

"Em princípio, estamos usando um método semelhante ao usado para detectar a velocidade dos carros nas estradas. Durante esse processo, uma onda de radar é direcionada para a superfície de um objeto e refletida. Se o objeto se move, a fase da onda refletida muda. Isto é usado para calcular a força e a frequência do movimento - do peito, no nosso caso," explica o Dr. Christoph Will, da Universidade Friedrich-Alexander.

Radar biomédico

Apesar das semelhanças, diferentemente dos radares para monitoramento de tráfego o sistema de radar biomédico pode detectar mudanças no movimento na faixa de alguns micrômetros, o que é um pré-requisito importante para diagnosticar até mesmo as menores anomalias, tais como insuficiência cardíaca, estenoses ou válvulas cardíacas que não fecham corretamente.

Os testes iniciais foram promissores. Os pacientes foram examinados em vários estados de atividade, como durante o descanso e após praticar esportes. Uma comparação direta entre o sistema de radar e os instrumentos padrão convencionais - um estetoscópio digital e um eletrocardiógrafo - mostraram uma correlação muito alta.

Uma vantagem significativa do radar biomédico é o fato de que as leituras são detectadas de forma objetiva e registradas digitalmente, permitindo que a subjetividade e o erro humano sejam progressivamente descartados durante o diagnóstico de anomalias ou doenças.

Os pesquisadores estão otimistas de que os sistemas de radar móvel possam substituir os estetoscópios convencionais no diagnóstico das funções cardíacas no futuro próximo, viabilizando, por exemplo, exames profiláticos automatizados nas salas de espera dos consultórios, no trabalho ou em mesmo em casa.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Diagnósticos

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.