28/05/2025

Radar pode ver a saúde do seu coração sem tocar em você

Redação do Diário da Saúde
Radar pode ver a saúde do seu coração sem tocar em você
Visualização das possibilidades do uso do radar como ferramenta de diagnóstico cardíaco.
[Imagem: Yuqin Yuan et al. - 10.1038/s41467-025-59482-y]

Radar para examinar o coração

O radar, mais comumente ligado à aviação, brevemente poderá se tornar uma nova ferramenta médica, capaz de realizar detecção sem contato da fibrilação atrial, podendo auxiliar na detecção da doença bem antes dos métodos tradicionais de diagnóstico clínico.

A fibrilação atrial é uma anormalidade do ritmo cardíaco, que pode levar a graves problemas de saúde e está associada ao aumento da mortalidade.

A ferramenta mais usada para detectá-la é o tradicional eletrocardiograma (ECG), mas ele é usado principalmente quando os sintomas surgem ou em exames periódicos, dificultando a detecção de episódios iniciais de fibrilação e perdendo oportunidades de uma intervenção em muitos casos onde isso seria oportuno.

Para lidar com essa deficiência, Yan Chen e colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China desenvolveram agora um sistema que registra o movimento mecânico do coração por radar.

Os dados obtidos pelo sensoriamento sem contato são analisados no computador usando um programa que incorpora um modelo de rede neural, capaz de reconhecer com precisão os padrões de fibrilação atrial.

Radar pode ver a saúde do seu coração sem tocar em você
Esquema da avaliação cardíaca feita por radar.
[Imagem: Yuqin Yuan et al. - 10.1038/s41467-025-59482-y]

Testes

O sistema foi avaliado examinando 6.258 pacientes ambulatoriais, incluindo 229 com fibrilação atrial, que faziam exames de ECG de rotina. O sistema foi capaz de detectar a fibrilação atrial com sensibilidade e especificidade comparáveis ao ECG. A equipe então testou a tecnologia durante a rotina diária de sono de 27 pacientes, mostrando a viabilidade da detecção precoce, tanto do início quanto da presença da fibrilação atrial.

Embora o sistema tenha sido testado apenas em indivíduos em estados relativamente estacionários, os resultados sugerem que ele poderá vir a ser utilizado para implantação prática na vida diária, auxiliando não apenas na detecção precoce, mas também no gerenciamento da fibrilação atrial.

Os pesquisadores ressaltam a importância de um dispositivo capaz de detectar batimentos cardíacos irregulares, mesmo muito rápidos, sem precisar tocar no paciente, o que terá amplo uso médico clínico e de prevenção.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Atrial fibrillation detection via contactless radio monitoring and knowledge transfer
Autores: Yuqin Yuan, Jinbo Chen, Dongheng Zhang, Ruixu Geng, Hanqin Gong, Guixin Xu, Yu Pu, Zhi Lu, Yang Hu, Dong Zhang, Likun Ma, Qibin Sun, Yan Chen
Publicação: Nature Communications
Vol.: 16, Article number: 4317
DOI: 10.1038/s41467-025-59482-y
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Coração

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.