14/10/2022

Relacionamentos assexuais precisam dos mesmos ingredientes que qualquer outro relacionamento

Redação do Diário da Saúde

Romantismo

Muitos indivíduos que se autodenominam assexuais - com pouca ou nenhuma atração sexual - estão em relacionamentos românticos satisfatórios de longo prazo.

Isso deixa os cientistas coçando a cabeça porque todas as teorias apontam para os relacionamentos como uma questão de acasalamento visando a reprodução.

Felizmente nem todos os cientistas são assim tão fundamentalistas, estando abertos a ver o ser humano além do animal.

Foi nesta linha que a equipe do professor William Chopik, da Universidade Estadual de Michigan (EUA) acaba de demonstrar que, apesar da ausência, ou até aversão, dos assexuais pela sexualidade, os ingredientes que contribuem para um relacionamento bem-sucedido entre indivíduos assexuais são praticamente os mesmos de qualquer outro relacionamento.

"Embora os assexuais não tenham desejo por relacionamentos sexuais, eles formam relacionamentos românticos e essas conexões parecem pelo menos um pouco semelhantes aos relacionamentos românticos dos não assexuais," disse Chopik, cuja equipe virou manchete há alguns anos ao propor que, para um relacionamento bem-sucedido, não se deve procurar por uma alma gêmea, mas por uma pessoa legal.

Relacionamentos assexuais precisam dos mesmos ingredientes que qualquer outro relacionamento
Você sabe o que é assexualidade?
[Imagem: StockSnap/Pixabay]

Além do sexo

As conclusões apresentadas agora pela equipe decorrem de um dos maiores estudos sobre relacionamentos de indivíduos assexuais já realizados, e do único a examinar os elementos que preveem o comprometimento e a longevidade dos relacionamentos entre pessoas que se identificam no espectro assexual.

"Eu sinceramente espero que este estudo mostre mais amplamente a diversidade da comunidade assexual, esclareça suas experiências e mostre que estar no espectro assexual não impede alguém de ter relacionamentos românticos ou de um amor bem-sucedido," disse Alexandra Brozowskic, coautora do estudo.

A teoria científica mais aceita sobre o que prevê quem termina e quem permanece nos relacionamentos, chamada de Modelo de Investimento, diz que as pessoas permanecem nos relacionamentos se estiverem felizes e satisfeitas, se investiram tempo e energia no relacionamento e se não tiverem outras opções. Muitas outras teorias dizem que o sexo é uma parte central dos relacionamentos românticos, o que não deixa espaço para relacionamentos assexuais.

"Nós descobrimos que os mesmos ingredientes predizem o sucesso nesses relacionamentos, então eles não são estranhos, bizarros, piores que, ou muito diferentes dos relacionamentos de pessoas não assexuais," disse Chopic. "A esperança é que isso desestigmatize os relacionamentos das pessoas assexuais, sendo tão satisfatórios e comuns quanto os relacionamentos de pessoas não assexuais."

Checagem com artigo científico:

Artigo: A test of the investment model among asexual individuals: The moderating role of attachment orientation
Autores: Alexandra Brozowski, Hayden Connor-Kuntz, Sanaye Lewis, Sania Sinha, Jeewon Oh, Rebekka Weidmann, Jonathan R. Weaver, William J. Chopik
Publicação: Frontiers in Psychology
DOI: 10.3389/fpsyg.2022.912978
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.