09/02/2023

Remédio para hipertensão pode retardar o envelhecimento

Redação do Diário da Saúde
Remédio para hipertensão pode retardar o envelhecimento
A principal linha de pesquisa nesta área até agora envolve uma dieta da longevidade.
[Imagem: Valter D. Longo et al. - 10.1016/j.cell.2022.04.002]

Rilmenidina contra o envelhecimento?

Pesquisadores descobriram mais um medicamento com potencial para aumentar nossa longevidade e retardar o envelhecimento.

Há poucos dias, uma equipe da Austrália anunciou que um medicamento contra o câncer pode aumentar a longevidade, o que é interessante porque nenhum tratamento conseguiu retardar o envelhecimento humano até hoje.

Agora, uma equipe das universidades de Liverpool e Birmingham (Reino Unido) anunciaram ter obtido resultados semelhantes - redução dos sinais de envelhecimento e aumento da vida útil de animais de laboratório - usando um outro medicamento, a rilmenidina.

Animais tratados com rilmenidina, atualmente usada para tratar hipertensão, em idades jovens e mais velhas, apresentaram um aumento na expectativa de vida e tiveram melhoras em vários marcadores de saúde, mimetizando os efeitos da restrição calórica.

Como no estudo australiano, este foi realizado com o pequeno verme Caenorhabditis elegans, que os cientistas usam como modelo para estudos do envelhecimento porque o animal é muito simples e tem vida curta, permitindo estudar várias gerações. Há um longo caminho até que os mesmos experimentos possam ser realizados em seres humanos.

Remédio com efeito de restrição calórica

Um elemento mais importante neste experimento é que a equipe descobriu o alvo do medicamento. Os benefícios do tratamento com rilmenidina no C. elegans foram mediados pelo receptor I1-imidazolina nish-1, o que torna este receptor um potencial alvo para o desenvolvimento de terapias de longevidade.

Além disso, ao contrário de outros medicamentos previamente estudados para esse fim, o anti-hipertensivo oral amplamente prescrito seria mais facilmente aceito para testes em humanos, já que é um medicamento aprovado e com poucos efeitos colaterais conhecidos, nenhum deles grave.

Até o momento, uma dieta de restrição calórica tem sido considerada a intervenção antienvelhecimento mais robusta, promovendo a longevidade em todas as espécies testadas.

Ainda assim, quando os ensaios de restrição calórica chegam aos humanos, os resultados são mistos e aparecem efeitos colaterais. Assim, encontrar um medicamento que imite os benefícios da restrição calórica é uma estratégia antienvelhecimento razoável.

"Reaproveitar medicamentos capazes de prolongar a vida útil e a saúde tem um enorme potencial inexplorado na gerociência translacional. Pela primeira vez, conseguimos mostrar em animais que a rilmenidina pode aumentar o tempo de vida. Estamos agora interessados em explorar se a rilmenidina pode ter outras aplicações clínicas," disse o professor João Pedro de Magalhães, coordenador da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Rilmenidine extends lifespan and healthspan in C. elegans via a nischarin I1- imidazoline receptor
Autores: Dominic F. Bennett, Anita Goyala, Cyril Statzer, Charles W. Beckett, Alexander Tyshkovskiy, Vadim N. Gladyshev, Collin Y. Ewald, João Pedro de Magalhães
Publicação: Aging Cell
DOI: 10.1111/acel.13774
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Alimentação e Nutrição

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.