18/07/2011

Nenhuma parte da cebola deveria ser descartada

SINC
Nenhuma parte da cebola deveria ser descartada
A riqueza nutricional das partes descartadas das cebolas é tamanha que cientistas estão estudando meios de aproveitá-las em suplementos alimentares.
[Imagem: SINC]

Chorando pelas cebolas

As donas de casa e as indústrias jogam fora milhões de toneladas de resíduos de cebola a cada ano.

No entanto, os cientistas dizem que as partes descartadas são ricas em compostos importantes e podem ser usadas como ingredientes alimentares.

A pele e as camadas externas da cebola são ricas em fibras e flavonoides, enquanto os bulbos descartados contêm compostos sulfurosos e frutanos.

Todas estas substâncias são benéficas para a saúde.

Fibras e compostos fenólicos

Segundo o estudo, a pele morena externa pode ser usada como um ingrediente funcional rico em fibras alimentares (principalmente do tipo não-solúvel) e compostos fenólicos, como a quercetina e outros flavonoides, que são metabólitos de plantas com propriedades medicinais.

As duas camadas exteriores carnudas da cebola também contêm fibras e flavonoides.

"Comer fibras reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, problemas gastrointestinais, câncer de cólon, diabetes tipo 2 e obesidade", destaca a pesquisadora.

Os compostos fenólicos, por sua vez, ajudam a prevenir doenças coronárias e têm propriedades anti-cancerígenas. Os altos níveis desses compostos na pele seca e nas camadas externas das cebolas também lhes dá uma elevada capacidade antioxidante.

Prebióticos e compostos sulfurosos

Enquanto isso, os pesquisadores sugerem usar as partes internas e as cebolas inteiras que são jogadas fora como uma fonte de frutanos e compostos sulfurosos.

Frutanos são prebióticos - em outras palavras, eles têm efeitos benéficos à saúde ao estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias no intestino.

Os compostos sulfurosos reduzem o acúmulo de plaquetas, melhorando o fluxo sanguíneo e a saúde cardiovascular em geral. Eles também têm um efeito positivo sobre os antioxidantes e os sistemas anti-inflamatórios.

"Os resultados mostram que seria útil separar as diferentes partes da cebola durante o processo industrial," explica Vanesa Benítez, da Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. "Isso permitiria que eles fossem usados como fonte de compostos funcionais para serem adicionados a outros alimentos".

Aproveitamento dos resíduos das cebolas

Os resíduos descartados da cebola incluem a pele seca externa, as camadas externas, raízes e caules, bem como as cebolas que não são grandes o suficiente para o uso comercial, além das cebolas danificadas.

"Uma solução poderia ser a utilização dos resíduos de cebola como uma fonte natural de ingredientes com alto valor funcional, porque este vegetal é rico em compostos que trazem benefícios para a saúde humana," defende Benítez.

O grupo de Benítez realizou vários experimentos de laboratório para identificar as substâncias e os usos possíveis de cada parte da cebola.

Os resultados foram publicados na revista Plant Foods for Human Nutrition.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.