01/06/2018

Sensor mede quanto sal você está ingerindo

Redação do Diário da Saúde
Sensor na boca mede quanto sal você está ingerindo
A eletrônica intraoral com um sensor de sódio é baseada em uma membrana elastomérica porosa que se assemelha a um aparelho ortodôntico.
[Imagem: Rob Felt/Georgia Tech]

Sensor de sal na boca

Um sistema de sensores sem fio flexível e que pode ser esticado promete ajudar as pessoas com hipertensão e outras condições que precisam de um monitoramento preciso da ingestão de sal.

O sensor foi projetado para ser usado confortavelmente na boca, medindo a quantidade de sódio real que a pessoa consome, uma vez que comer sal em excesso eleva a pressão arterial e aumenta a probabilidade de complicações cardíacas e metabólicas.

Feito com uma membrana elastomérica ultrafina, o sensor é integrado a um sistema eletrônico miniaturizado que usa a tecnologia Bluetooth para enviar o consumo de sódio registrado a um aplicativo rodando no celular ou tablet.

A chave para o desenvolvimento do sensor intraoral foi a substituição da eletrônica tradicional de plástico e de metal por componentes biocompatíveis ultrafinos conectados por meio de circuitos em malha. Sensores de sódio estão disponíveis comercialmente, mas ainda não havia uma maneira de usá-los de forma prática e confortável diretamente na boca.

"Podemos medir de forma discreta e sem fio a quantidade de sódio que as pessoas estão absorvendo ao longo do tempo," destacou o professor Woon-Hong Yeo, do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA). "Monitorando o sódio em tempo real, o dispositivo poderá no futuro ajudar as pessoas que precisam restringir a ingestão de sódio a aprender a mudar seus hábitos alimentares e sua dieta".

Os próximos passos serão miniaturizar ainda mais o dispositivo e iniciar os testes em usuários que têm condições médicas como hipertensão, obesidade ou diabetes, que são as mais fortemente afetadas por uma ingestão excessiva de sal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Alimentação e Nutrição

Saúde Bucal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.