03/10/2023

Sensor monitora estrogênio pelo suor em tempo real

Redação do Diário da Saúde
Sensor monitora estrogênio pelo suor em tempo real
O sensor pode ser usado em qualquer parte do corpo, mesmo antes de passar por uma miniaturização.
[Imagem: Caltech]

Sensor de estrogênio

O hormônio comumente conhecido como estrogênio desempenha um papel importante em vários aspectos da saúde e da fertilidade da mulher.

Mais especificamente, o estrogênio é uma classe de hormônios que inclui o estradiol como sua forma mais potente. O estradiol também é necessário para o desenvolvimento de características sexuais secundárias nas mulheres e regula o ciclo reprodutivo.

Altos níveis de estrogênio no corpo estão associados ao câncer de mama e de ovário, enquanto baixos níveis de estradiol podem resultar em osteoporose, doenças cardíacas e até depressão.

Devido às suas muitas funções, o hormônio estradiol é frequentemente monitorado pelos médicos como parte dos cuidados de saúde da mulher, mas isso geralmente exige que a paciente visite uma clínica para fazer uma coleta de sangue para análise em laboratório - mesmo os kits de teste caseiros exigem que amostras de sangue ou urina sejam enviadas para um laboratório.

Agora, finalmente pesquisadores conseguiram desenvolver um sensor vestível que monitora o estradiol detectando sua presença no suor, tornando mais fácil para as mulheres monitorarem seus níveis de estradiol em casa e em tempo real.

E seu uso pode ser mais amplo. O sensor poderá beneficiar pacientes submetidos à terapia de reposição hormonal (TRH) porque seus corpos não produzem estradiol suficiente. Nesses pacientes, os níveis de estradiol precisam ser monitorados cuidadosamente para garantir que estejam tomando a dosagem correta.

Estrogênio medido no suor

Para fabricar o novo sensor, Farnaz Lorestani e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia utilizaram DNA curto de fita simples, conhecido como aptâmero. Os aptâmeros funcionam como anticorpos artificiais e são projetados para se ligarem especificamente a uma molécula alvo. Os aptâmeros foram fixados a uma superfície modificada com nanopartículas de ouro e se ligam a moléculas de DNA de fita simples marcadas com uma molécula que pode doar ou aceitar elétrons diretamente sob certas condições.

Quando um aptâmero se liga a uma molécula de estradiol, ele libera a molécula redox. Essa molécula é recapturada por um eletrodo próximo, feito de nanopartículas de ouro revestidas com MXeno, um primo próximo do grafeno, gerando um sinal elétrico que se correlaciona com o nível de estradiol. Esse hardware então transmite sem fio os dados coletados para um aplicativo que roda em um celular, fornecendo uma interface simples para o usuário.

Outra inovação foi o projeto da microfluídica que coleta o suor e o canaliza para o sensor. Pequenas válvulas automáticas permitem que apenas uma pequena quantidade fixa de suor entre no sensor. Isso permite uma análise estável do estradiol, sem que suor em demasia atrapalhe o processo. Além disso, para levar em conta a diferença na composição do suor, o dispositivo coleta informações sobre o pH do suor, os níveis de sal no suor e a temperatura da pele, e as utiliza para calibração em tempo real.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A wearable aptamer nanobiosensor for non-invasive female hormone monitoring
Autores: Farnaz Lorestani, Xianzhe Zhang, Abu Musa Abdullah, Xin Xin, Yushen Liu, Md Mashfiqur Rahman, Md Abu Sayeed Biswas, Bowen Li, Ankan Dutta, Zhenyuan Niu, Shuvendu Das, Shishir Barai, Ke Wang, Huanyu Cheng
Publicação: Nature Nanotechnology
DOI: 10.1038/s41565-023-01513-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Sensores

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.