23/02/2024

Sofrendo com o estresse? Experimente estas dicas e obtenha alívio

Redação do Diário da Saúde

Como podemos lidar com o estresse de uma maneira melhor?

Se você está estressado, existem muitas dicas que podem ajudar que já foram atestadas cientificamente.

Os professores Michael Krasner e Jennifer Lee, da Universidade de Rochester (EUA), que são especialistas no assunto, compilaram maneiras de pensar sobre o estresse de modo diferente, acalmar-se em momentos difíceis e algumas soluções práticas para quando você se sentir estressado ao extremo.

Em primeiro lugar, podemos mudar a forma como falamos e encaramos o estresse. Por ser uma sensação desconfortável, as pessoas costumam dizer "Preciso me livrar disso", o que pode nos fazer sentir como se estivéssemos fazendo algo errado.

Mas o estresse é, na verdade, a forma que o corpo encontra para nos proteger do perigo. O problema é que nossos corpos não distinguem entre estresse real e estresse imaginado - entre algo como enfrentar uma cobra venenosa à sua frente e um pensamento em sua mente, como autocrítica ou relembrar um momento embaraçoso.

Então, em vez de precisar "consertá-lo", olhe para o estresse com curiosidade e compaixão por si mesmo. Aprender a reconhecer o estresse e reagir a ele com empatia quando é apenas um perigo imaginário aumentará sua resiliência. Com o tempo, seu corpo aprenderá a reagir com mais calma aos gatilhos, porque o estresse não parecerá mais tão ameaçador.

Reavaliar como você percebe o estresse pode fazer uma grande diferença na saúde mental, no bem-estar e no sucesso de uma pessoa.

Como acalmar um momento estressado

Aqui estão algumas dicas para acalmar seu corpo e sua mente quando o estresse estiver dominando você.

  • Pare. Faça uma pausa literal ou figurativa no que você estiver fazendo.
  • Respire bem fundo.
  • Observe: O que está acontecendo? Como estou me sentindo? Avalie a situação com lógica.
  • Prossiga: Deixe de lado a emoção que vem sentindo e concentre-se em seguir em frente.

Respiração na caixa

  • Inspire por quatro segundos, segure por quatro segundos, expire por quatro segundos, segure por quatro segundos antes de inspirar novamente. Repita esse processo várias vezes até se sentir calmo.
  • Imagine desenhar uma caixa a cada passo de quatro segundos.
  • Quando estressado, a resposta do corpo é encurtar a respiração. A respiração em caixa convida o sistema nervoso a se acalmar.

Conecte-se aos seus cinco sentidos

  • Quando sua mente se concentra nos sentidos físicos, é menos provável que você se deixe levar pelas emoções ou se sinta angustiado.
  • Terapia do frio: Coloque um cubo de gelo na boca ou passe-o nas bochechas, na testa ou na nuca.
  • Exercício de ancoragem para reorientar: Cite cinco coisas que você pode ver, quatro coisas que você pode tocar, três coisas que você pode ouvir, duas coisas que você pode cheirar e uma coisa que você pode saborear.
  • Relaxamento muscular progressivo: Percorrendo todo o corpo, tensione um grupo muscular específico por cinco segundos e depois solte-o - seus pés, panturrilhas, coxas, subindo pelo corpo, etc.

Afirmações

Recite frases, em voz alta ou mentalmente, que sejam de autocompaixão. Isso ajuda você física e mentalmente, reconhecendo seus sentimentos. Mas, em vez de desejar que eles desapareçam, você pode receber a mensagem de que sua experiência não está errada. Algumas mensagens adequadas incluem:

  • "O que estou sentindo não está errado."
  • "Estou fazendo o meu melhor."
  • "Minhas imperfeições me tornam humano."
  • "Eu posso lidar com o desconforto."
  • "Ninguém é perfeito o tempo todo."
  • "Sou digno de perdão e compreensão."

Sentindo-se estressado? Experimente estas dicas e obtenha alívio
Enquadre o estresse e tire proveito dele.
[Imagem: Julia Joshpe/University of Rochester]

Conexão Social

Quando passamos por estresse, o reconhecemos e depois escolhemos responder conectando-nos com outras pessoas, nosso corpo libera o hormônio oxitocina, apelidado de "hormônio do carinho" ou "hormônio do amor". Isso reforça esse desejo de nos conectarmos com outras pessoas - o que alguns chamam de a parte "Cuidar e ser amigo" da nossa resposta ao estresse.

Como um sentimento de pertencimento leva à segurança psicológica, encontre maneiras criativas de estar com as pessoas: Grupos religiosos, esportes, compras, cafés, bibliotecas, grupos de encontro ou até mesmo comunidades online.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Terapias Alternativas

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.