30/07/2015

Soneca diminui frustração e impulsividade

Com informações da Umich
Soneca diminui frustração e impulsividade
Empregadores que adicionam um local para soneca no trabalho ou um intervalo mais longo podem ter funcionários mais produtivos.
[Imagem: UMich]

Sesta

Tirar uma soneca pode ser uma estratégia eficaz para neutralizar o comportamento impulsivo e aumentar a tolerância à frustração.

É cada vez mais comum para as pessoas, principalmente adultos, não conseguir dormir uma noite inteira.

Isto pode afetar negativamente a atenção e a memória de uma pessoa, sem contar a fadiga.

Em muitos países, é comum a prática da sesta, um momento de descanso após o almoço.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) examinaram como um breve cochilo afeta o controle emocional dos adultos. Os 40 participantes, com idades entre 18 e 50 anos, mantiveram um horário de sono consistente por três noites, antes do teste.

Eles fizeram tarefas em computador e responderam a perguntas sobre sonolência, humor e impulsividade, sendo a seguir designados aleatoriamente para um período de descanso de 60 minutos ou de não-soneca, assistindo a um vídeo sobre natureza.

Produtividade

Aqueles que cochilaram gastaram mais tempo tentando resolver uma tarefa do que os que não descansaram. Estes, por sua vez, demonstraram-se menos dispostos a suportar frustração para completar a segunda bateria de exercícios. Além disso, quem cochilou relatou se sentir menos impulsivo.

Combinado a pesquisas anteriores, que demonstraram os efeitos negativos da privação de sono, os resultados indicam que permanecer acordado por um longo período de tempo impede as pessoas de controlar as respostas emocionais negativas.

"Nossos resultados sugerem que dormir a sesta pode ser uma intervenção benéfica para os indivíduos que são obrigados a se manterem acordados por longos períodos de tempo, o que aumenta a capacidade de perseverar diante de uma tarefa difícil ou frustrante," disse Jennifer Goldschmied, principal autora do trabalho.

Tirar uma soneca também pode ser uma estratégia rentável e fácil para aumentar a segurança no trabalho, disseram os pesquisadores. Empregadores que adicionam um local para soneca no trabalho ou um intervalo mais longo podem ter funcionários mais produtivos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sono

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.