08/07/2015

Spray de espuma controla hemorragia interna

Redação do Diário da Saúde

Espuma contra hemorragia

Uma espuma autoexpansível promete ser a tecnologia de próxima geração para combater hemorragias no interior do corpo humano.

As hemorragias internas são uma das principais causas de óbitos entre adultos jovens, sobretudo em decorrência de acidentes.

Matthew Dowling e seus colegas da Universidade de Maryland (EUA) desenvolveram então um biopolímero que imita o papel das plaquetas do sangue humano, que se aglomeram para fechar um orifício nas veias.

Quando aplicada aos ferimentos, a espuma cria uma malha tridimensional em nanoescala, fazendo o sangue coagular rapidamente, estancando o sangramento quase instantaneamente.

Spray de espuma controla hemorragia interna
A expectativa é que a espuma de quitosana seja aprovada para uso interno e externo.
[Imagem: Remedium Technologies]

Quitosana

O material é baseado na quitosana, um polímero natural encontrado na carapaça dos crustáceos e que vem encontrando diversas aplicações em biomedicina, incluindo experimentos com o restabelecimento das conexões de nervos rompidos.

A quitosana é um material natural, biocompatível, antimicrobiano e altamente durável.

A equipe está recebendo apoio da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, tendo fundado uma empresa, a Remedium Technologies, para comercializar o invento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Sistema Circulatório

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.