01/02/2023

Substância da esponja do mar promissora contra Parkinson é sintetizada em laboratório

Redação do Diário da Saúde
Substância da esponja do mar promissora contra Parkinson é sintetizada em laboratório
A esponja do mar (Lissodendoryx florida) produz naturalmente uma substância promissora contra o mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
[Imagem: Vladimir B. Krasokhin]

Ácido lissodendórico

Há algum tempo os cientistas descobriram na esponja do mar uma substância, batizada de ácido lissodendórico A, que combate moléculas que podem danificar o DNA, o RNA, as proteínas e até mesmo destruir células inteiras.

Isso torna a substância natural uma candidata interessante para lidar com uma infinidade de doenças, mas particularmente desordens neurológicas, como a doença de Parkinson.

Agora, Francesca Ippoliti e colegas da Universidade da Califórnia de Los Angeles conseguiram pela primeira vez produzir o ácido lissodendórico A de modo artificial, em laboratório, o que é essencial para que a substância possa ser produzida em grandes quantidades, necessárias para a pesquisa de seus efeitos terapêuticos.

Um fator-chave que complica o desenvolvimento dessas moléculas orgânicas sintéticas é a chamada quiralidade, ou "lateralidade". Muitas moléculas - incluindo o ácido lisodendórico A - podem existir em duas formas distintas que são quimicamente idênticas, mas são imagens espelhadas em 3D uma da outra, como a mão direita e a mão esquerda. Cada versão é conhecida como um enantiômero.

Quando usado em produtos farmacêuticos, um enantiômero de uma molécula pode ter efeitos terapêuticos benéficos, enquanto o outro pode não fazer nada - ou até mesmo ser perigoso. Infelizmente, a criação de moléculas orgânicas em laboratório geralmente produz uma mistura de ambos os enantiômeros, e a remoção ou reversão química dos enantiômeros indesejados adiciona dificuldades, custos e atrasos ao processo.

Substância da esponja do mar promissora contra Parkinson é sintetizada em laboratório
O desafio é construir a molécula na conformação precisa para que ela tenha efeito.
[Imagem: Francesca M. Ippoliti et al. - 10.1126/science.ade0032]

Enantiômero

O processo desenvolvido pela equipe para produzir apenas o enantiômero do ácido lisodendórico A que é encontrado na esponja do mar - e que se mostrou um candidato a fármaco - tem nada menos do que 12 etapas.

Mas o trabalho vale a pena porque o método para sintetizar a molécula é algo que pode beneficiar imediatamente outros cientistas envolvidos na pesquisa farmacêutica de outras substâncias.

Vencida esta primeira etapa, de produzir sinteticamente um análogo do ácido lisodendórico A em laboratório, agora as diversas equipes envolvidas poderão testar se a molécula de fato tem as qualidades necessárias para se tornar uma futura alternativa terapêutica, sobretudo em relação à doença de Parkinson.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Total synthesis of lissodendoric acid A via stereospecific trapping of a strained cyclic allene
Autores: Francesca M. Ippoliti, Nathan J. Adamson, Laura G. Wonilowicz, Daniel J. Nasrallah, Evan R. Darzi, Joyann S. Donaldson, Neil K. Garg
Publicação: Science
Vol.: 379, Issue 6629 pp. 261-265
DOI: 10.1126/science.ade0032
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Neurociências

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.