06/04/2023

Suco de laranja ajuda a equilibrar a microbiota intestinal

Com informações da Agência Fapesp
Suco de laranja ajuda a equilibrar a microbiota intestinal
Os efeitos incluem acelerar o processo de digestão e dar disposição para tarefas do dia a dia.
[Imagem: Jan Valek/Pixabay]

Laranja e microbiota

Estudos feitos por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) já indicavam que o suco de laranja pode trazer diversos benefícios à saúde, como melhorar a imunidade, reduzir a pressão arterial, regular a produção de insulina e promover mudanças no perfil de gorduras no sangue.

Agora, eles observaram que o suco natural da laranja também proporciona uma mudança positiva no perfil da microbiota intestinal, o consumo de bactérias benéficas do nosso organismo.

Isso não só ajuda a explicar os benefícios já documentados anteriormente, como também mostra outros benefícios diretamente relacionados à microbiota, acelerando o processo de digestão e dando disposição para tarefas do dia a dia.

A pesquisa envolveu voluntários com quadros de obesidade, resistência insulínica e pré-diabetes. Atendidos no Hospital Dante Pazzanese, parceiro no projeto, os pacientes receberam diariamente, em dois períodos distintos, um copo de 400 mililitros (mL) de suco de laranja natural.

"Selecionamos pacientes com esse perfil porque são eles que geralmente têm os quadros que mais afetam negativamente a microbiota, levando a uma condição chamada de disbiose - situação em que há um número superior de microrganismos patogênicos no intestino, comparado aos que são considerados benéficos à saúde," justificou o pesquisador Eric Tobaruela.

Em apenas 15 dias de consumo, o suco foi capaz de proporcionar resultados positivos nos pacientes. "É uma descoberta importante, pois a modificação do perfil da microbiota é um processo que geralmente leva muito tempo," disse Eric.

Hesperidina e narirutina

Ainda não é possível estimar os ganhos para pacientes saudáveis. Na verdade, o estudo mostrou que, quanto mais obeso era o paciente, maior foi o benefício proporcionado pelo suco.

Além disso, se o paciente deixar de tomar o suco, os benefícios podem desaparecer. "Os benefícios podem ser transitórios porque um perfil de microbiota formado ao longo da vida tende a se restabelecer após o término de uma exposição, voltando a ser como era antes," destaca o pesquisador.

Embora seja necessário fazer outro tipo de estudo para comprovar isto, os pesquisadores acreditam que os efeitos benéficos do suco de laranja sobre a microbiota podem estar associados à presença da hesperidina e da narirutina, duas flavanonas - compostos bioativos encontrados em frutas cítricas - abundantes nas laranjas. Eles são metabolizados pela microbiota intestinal e os compostos produzidos são então absorvidos pelo organismo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Pera Orange and Moro Blood Orange Juice Improves Oxidative Stress and Inflammatory Response Biomarkers and Modulates the Gut Microbiota
Autores: Aline Alves de Santana , Eric de Castro Tobaruela, Karina Gama dos Santos, Luiz Gustavo Sparvoli, Cristiane Kovacs do Amaral, Carlos Daniel Magnoni, Carla R. Taddei, Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos, Neuza Mariko Aymoto Hassimotto, Franco Maria Lajolo
Publicação: Obesities
Vol.: 2(4), 389-412
DOI: 10.3390/obesities2040033
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Bactérias

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.