21/11/2022

Suplemento dietético aumenta o risco de câncer e sua gravidade

Redação do Diário da Saúde
Suplemento dietético aumenta o risco de câncer e sua gravidade
Alguns cientistas acreditam que vitaminas e suplementos são "desperdício de dinheiro", com as pesquisas mais recentes mostrando que os suplementos vitamínicos e minerais não protegem a saúde.
[Imagem: Northwestern University]

Ribosídeo de nicotinamida

O suplemento dietético ribosídeo de nicotinamida - ou nicotinamida ribosoide - pode aumentar o risco de doenças graves, incluindo o desenvolvimento de câncer, afirmam pesquisadores.

O ribosídeo de nicotinamida (RN) é uma forma de vitamina B3. Pesquisas anteriores ligaram esses suplementos alimentares a benefícios relacionados à saúde cardiovascular, metabólica e neurológica.

Mas agora pesquisadores descobriram que altos níveis de RN podem não apenas aumentar o risco de alguém desenvolver câncer de mama triplo negativo, mas também fazer com que o câncer metastatize, ou se espalhe, para o cérebro.

Uma vez que o câncer atinge o cérebro, os resultados são mortais porque não existem opções de tratamento viáveis no momento.

"Algumas pessoas os tomam [vitaminas e suplementos] porque assumem automaticamente que vitaminas e suplementos só trazem benefícios positivos para a saúde, mas muito pouco se sabe sobre como eles realmente funcionam. Por causa dessa falta de conhecimento, fomos inspirados a estudar as questões básicas em torno de como as vitaminas e os suplementos funcionam no corpo," disse a professora Elena Goun, da Universidade de Missouri (EUA).

Remédio com efeito inverso

Como o ribosídeo de nicotinamida é um suplemento conhecido por ajudar a aumentar os níveis de energia celular, e as células cancerígenas precisam de muita energia, devido ao seu metabolismo acelerado, Goun queria investigar o papel do suplemento no desenvolvimento e na disseminação do câncer.

A equipe usou uma tecnologia fotônica - baseada em luz - para comparar e examinar a quantidade de RN que estava presente em células cancerígenas, células T e tecidos saudáveis. "Com esta nova técnica de imageamento baseada em imagens bioluminescentes ultrassensíveis, que permitem a quantificação dos níveis de RN em tempo real de maneira não invasiva, a presença de RN é mostrada com luz e, quanto mais brilhante a luz, mais RN está presente," disse Goun.

Os resultados demonstram que a suplementação de RN resulta em um aumento significativo na prevalência de câncer e metástases de câncer de mama triplo negativo para o cérebro.

O alerta é ainda mais importante considerando que o ribosídeo de nicotinamida está sendo pesquisado para ser usado contra o câncer.

"Nosso trabalho é especialmente importante, dada a ampla disponibilidade comercial e um grande número de ensaios clínicos em humanos em andamento, onde o RN é usado para mitigar os efeitos colaterais da terapia do câncer em pacientes," disse Goun.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A bioluminescent-based probe for in vivo non-invasive monitoring of nicotinamide riboside uptake reveals a link between metastasis and NAD+ metabolism
Autores: Tamara Maric, Arkadiy Bazhin, Pavlo Khodakivskyi, Georgy Mikhaylov, Ekaterina Solodnikova, Aleksey Yevtodiyenko, Greta Maria Paola Giordano Attianese, George Coukos, Melita Irving, Magali Joffraud, Carles Cantó, Elena Goun
Publicação: Biosensors and Bioelectronics
Vol.: 220, 15, 114826
DOI: 10.1016/j.bios.2022.114826
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Câncer

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.