18/07/2019

Tatuagem eletrônica faz dois exames do coração por dias

Redação do Diário da Saúde
Tatuagem eletrônica faz dois exames do coração por dias
A tatuagem eletrônica faz dois exames do coração simultaneamente e por longos períodos, diferente dos exames de curta duração feitos no consultório médico.
[Imagem: Cockrell/Universidade do Texas-Austin]

Tatuagem eletrônica

Uma nova tecnologia "de vestir", feita de material leve e elástico, pode tornar o monitoramento da saúde do coração mais fácil e mais preciso do que os atuais aparelhos de eletrocardiograma, uma tecnologia que mudou pouco em quase um século.

Segundo a Dra Nanshu Lu, da Universidade do Texas (EUA), esta é a mais recente encarnação da tecnologia conhecida como tatuagem eletrônica.

O dispositivo foi baseado em grafeno e pode ser colocado sobre a pele para medir uma variedade de respostas corporais, de sinais elétricos a biomecânicos.

O dispositivo é tão leve e elástico que pode ser colocado sobre o coração - sobre a pele do peito - por longos períodos com pouco ou nenhum desconforto. Além disso, ele mede a saúde cardíaca de duas maneiras, fazendo leituras de um eletrocardiografia e de sismocardiografia simultaneamente.

Eletrocardiograma e sismocardiograma

A maioria de nós está familiarizada com o eletrocardiograma (ECG), um método que registra as taxas de atividade elétrica produzidas a cada vez que o coração bate. A sismocardiografia (SCG), por sua vez, é uma técnica de medição que utiliza vibrações no peito associadas aos batimentos cardíacos.

As leituras de ECG sozinhas não são precisas o suficiente para determinar a saúde do coração, mas fornecem informações adicionais quando combinadas com registros de sinais SCG. Como uma forma de controle de qualidade, o SCG indica a precisão das leituras de ECG.

Alimentada remotamente por um telefone celular, a tatuagem eletrônica é a primeira tecnologia ultrafina e elástica que mede tanto o ECG quanto o SCG.

A tatuagem eletrônica tem outra vantagem sobre os métodos tradicionais. Normalmente, um eletrocardiograma requer a ida a um consultório médico, onde a saúde do coração pode ser monitorada apenas por alguns minutos de cada vez. Este dispositivo de vestir pode ser usado por dias, fornecendo um monitoramento cardíaco constante.

Embora o protótipo tenha funcionado a contento, a equipe está trabalhando em melhorias na coleta e no armazenamento de dados, bem como em maneiras de alimentar a tatuagem eletrônica sem fios por períodos mais longos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.