08/04/2016

Primeira tatuagem diminui resistência; muitas tatuagens aumentam resistência

Redação do Diário da Saúde
Primeira tatuagem diminui resistência; muitas tatuagens aumentam resistência
Apesar dos benefícios imunológicos, há preconceitos contra a prática: por exemplo, as tatuagens reduzem a chance de conseguir um emprego.
[Imagem: Wikimedia/Bur]

Tatuagem contra resfriado

A resposta do corpo à tatuagem parece ser semelhante à experiência de ir à academia quando você está fora de forma. Inicialmente, os músculos ficam doloridos, mas, se você continuar, a dor desvanece nos dias subsequentes e você começa a ficar mais forte.

De forma similar, ao fazer a primeira tatuagem, a resistência imunológica da pessoa se reduz, pelo menos temporariamente.

Mas, depois de fazer várias tatuagens - mais de dez - as respostas imunológicas começam a se fortalecer, potencialmente tornando a pessoa mais resistente às infecções comuns, como resfriados.

Assim, embora não haja nenhuma cura conhecida para o resfriado comum, fazer várias tatuagens parece tornar as pessoas menos sujeitas a eles.

Configuração do corpo

"Você não é apenas ferido quando faz uma tatuagem, isso pode esgotá-lo. Fica mais fácil ficar doente. Você pode pegar um resfriado porque as suas defesas são reduzidas pelo estresse de fazer a tatuagem," explica o Dr. Christopher Lynn, da Universidade do Alabama, um dos autores do estudo publicado no American Journal of Human Biology.

"Depois da resposta ao estresse, seu corpo retorna a um equilíbrio. No entanto, se você continuar a estressar o seu corpo mais uma, e mais outra vez, em vez de voltar para o mesmo ponto, ele ajusta sua configuração interna para um nível mais elevado," adicionou Lynn.

Em outras palavras, o estresse seguido das várias tatuagens torna seu corpo imunologicamente mais forte.

Imunoglobulina e cortisol

O estudo foi feito coletando amostras da saliva dos voluntários antes e depois de receberem sua nova tatuagem. Os pesquisadores analisaram as amostras medindo os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo que reveste partes dos nossos sistemas gastrointestinal e respiratório, e cortisol, um hormônio do estresse conhecido por suprimir a resposta imunológica.

Os níveis de imunoglobulina A caíram significativamente após a primeira tatuagem, como seria esperado por causa dos efeitos imunossupressores do cortisol em resposta ao estresse da tatuagem. Mas a diminuição da imunoglobulina A foi menor nas pessoas que iam recebendo novas tatuagens.

"As pessoas que receberam mais tatuagens têm um decréscimo estatisticamente menor da imunoglobulina A e antes e depois [do procedimento]", finalizou Lynn.

Por outro lado, fazer uma tatuagem pode oferecer outros riscos, como infecções, além do risco do uso de tintas com benzeno e metais pesados.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Cuidados com a Pele

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.