06/05/2020

A evolução explica o surgimento da criatividade nos humanos?

Redação do Diário da Saúde
Ter uma ideia criativa gera sinal de prazer no cérebro
As ideias criativas geram sinais característicos no cérebro no exato momento em que ocorrem.
[Imagem: Yongtaek Oh et al. - 10.1016/j.neuroimage.2020.116757]

Evolução da criatividade

A criatividade é uma das habilidades mais marcantes da humanidade - ideias e soluções inovadoras permitiram à nossa espécie sobreviver a ameaças e prosperar.

Contudo, a criatividade não pode ser um elemento necessário para a sobrevivência, porque muitas espécies que não a possuem conseguiram florescer muito tempo antes do que os humanos.

Então, o que impulsionou o desenvolvimento da criatividade entre nós?

Em busca de respostas, o professor Yongtaek Oh, da Universidade Drexel (EUA), decidiu fazer um estudo por neuroimagens, procurando sinais da criatividade no cérebro.

Os dados mostraram que, em algumas pessoas, ter ideias criativas - conhecidas coloquialmente como "momentos aha" - desencadeiam uma explosão de atividade no sistema de recompensas do cérebro, o mesmo sistema que responde a alimentos deliciosos, substâncias viciantes, orgasmos e outros prazeres básicos.

Como a atividade do sistema de recompensa motiva os comportamentos que a produzem, indivíduos que experimentam recompensas neurais relacionadas ao insight provavelmente se envolverão em outras atividades relacionadas à criatividade, potencialmente com a exclusão de outras atividades.

"O fato de a evolução ter vinculado a geração de novas ideias e perspectivas ao sistema de recompensa do cérebro humano pode explicar a proliferação da criatividade e o avanço da ciência e da cultura", disse o pesquisador John Kounios, acrescentando que essa é uma noção que muitos aficionados de enigmas e romances de mistério, artistas e pesquisadores podem achar familiar.

Prazer da criatividade

O estudo mostra que algumas pessoas experimentam ideias criativas como intrinsecamente recompensadoras.

Como essa explosão de atividade neural relacionada à recompensa ocorreu tão rapidamente após o insight inicial - apenas um décimo de segundo - ela não pode ter resultado de uma avaliação consciente da solução. Em vez disso, essa resposta rápida de recompensa foi acionada ou integrada à própria percepção geradora da ideia, dizem os pesquisadores.

Os voluntários do teste que apresentaram baixa sensibilidade à recompensa tiveram quase tantas ideias criativas quanto os de alta sensibilidade, mas suas ideias criativas não desencadearam uma resposta significativa à recompensa neural.

Assim, a recompensa neural não é um acompanhamento necessário para o insight, embora ocorra em muitas pessoas. Este experimento sugere que medidas da sensibilidade geral à recompensa podem ajudar a prever quem praticará, desenvolverá e expandirá suas habilidades criativas ao longo do tempo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An insight-related neural reward signal
Autores: Yongtaek Oh, Christine Chesebrough, Brian Erickson, Fengqing Zhang, John Kounios
Publicação: NeuroImage
Vol.: 214, 116757
DOI: 10.1016/j.neuroimage.2020.116757
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.