04/08/2020

Ter objetivos de vida elevados aumenta felicidade e baixa estresse

Redação do Diário da Saúde
Ter objetivos de vida elevados aumenta felicidade e baixa estresse
A maioria dos entrevistados tinha um objetivo pessoal elevado, mas a maioria não o havia posto por escrito.
[Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay]

Objetivos elevados

Ter um objetivo pessoal mais elevado não apenas pode levá-lo mais longe no final da jornada, como também aumenta seu bem-estar, lhe traz mais felicidade e menos estresse durante a jornada.

E o efeito foi mais substancial quando as pessoas escreveram seus objetivos.

Além disso, funcionários que fizeram declarações de propósitos mais elevados, propósitos esses relacionados ao próprio emprego, mostraram-se mais felizes e mais orgulhosos de suas organizações do que os funcionários que não fizeram uma declaração de objetivos.

Novamente, os efeitos foram mais fortes quando a declaração de propósito foi escrita e os propósitos se ligavam à sociedade, aos funcionários ou aos clientes - mas não aos acionistas.

"Como seres humanos, somos conectados a um propósito - saber por que, buscar significado nas coisas que fazemos... Quando temos clareza sobre qual é o nosso objetivo, somos mais felizes e mais satisfeitos," destaca o professor Stuart Bunderson, da Universidade de Washington (EUA).

Senso de propósito

Bunderson e seu colega Anjan Thakor entrevistaram 1.109 pessoas para analisar seu comprometimento e valor percebido de um propósito pessoal e de um propósito organizacional.

"Fiquei muito surpreso pelo fato de, quando as empresas tinham declarações de propósito mais elevadas," disse Thakor, "os funcionários não apenas confiavam que seus líderes tomariam decisões socialmente responsáveis, mas também em melhores decisões de negócios".

"Eu fiquei muito surpreso com o quão esses efeitos foram mais fortes quando a declaração de propósito foi escrita. É como aquele velho ditado de que um objetivo que você não anota é apenas um desejo," completou Bunderson.

Missão organizacional e missão pessoal

Aqui está um resumo do que os dois pesquisadores encontraram:

  • A maioria dos entrevistados tinha um objetivo pessoal elevado, mas a maioria não o havia posto por escrito.
  • Ter uma declaração pessoal de propósito por escrito ajuda as pessoas de várias maneiras, incluindo lidar com o estresse e encontrar a felicidade.
  • Aqueles com um propósito mais elevado por escrito também relataram níveis mais altos de ansiedade.
  • A incidência de declarações escritas de propósito mais elevado foi maior entre as organizações do que entre os indivíduos.
  • Os funcionários de organizações com declarações de propósito mais elevados eram mais orgulhosos de trabalhar para suas organizações e mais felizes do que outros funcionários.
  • As declarações organizacionais de missão foram mais eficazes quando escritas e quando enfatizavam a sociedade, clientes, funcionários e partes interessadas que não os acionistas.
  • Os funcionários de organizações com missões mais elevadas apresentaram maior probabilidade de que seus funcionários tivessem suas próprias missões pessoais por escrito.

"Não sabemos exatamente por que isso acontece, mas pode ser que os funcionários que trabalham para organizações com uma declaração de propósito mais elevada sejam inspirados a desenvolver uma para a sua própria vida," disse Bunderson. "Essa pode ser uma das maneiras pelas quais boas práticas de trabalho podem impactar positivamente a vida pessoal dos funcionários".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Trabalho e Emprego

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.