23/12/2022

Terapia para controle da raiva via internet funciona de fato

Redação do Diário da Saúde
Terapia para controle da raiva via internet funciona de fato
Ainda há dúvidas se os ataques de raiva são doença do cérebro ou mau comportamento, mas já se sabe que dormir menos que o normal aumenta a sensação de raiva.
[Imagem: Peter Ziegler/Pixabay]

Estudo da Raiva

Problemas com o controle da raiva podem ter consequências graves para o indivíduo e para seus entes queridos.

A boa notícia é que bastam quatro semanas de terapia pela internet para que pessoas com raiva e agressividade aprendam a controlar suas emoções, não deixando-as extravasar de forma descontrolada.

No que os pesquisadores chamam de "Estudo da Raiva", eles avaliaram o efeito de duas estratégias de regulação emocional: A plena consciência das emoções e a reavaliação cognitiva.

A plena consciência das emoções se concentra na capacidade de perceber e aceitar os próprios sentimentos e pensamentos, sem julgá-los ou agir sobre eles. A reavaliação cognitiva, por outro lado, concentra-se na capacidade de reinterpretar pensamentos e situações e identificar pensamentos alternativos, que não desencadeiem sentimentos negativos.

Os 234 participantes, todos com problemas significativos de raiva, foram designados aleatoriamente para quatro semanas de treinamento para tomada de consciência emocional, para reavaliação cognitiva ou para uma combinação dessas duas estratégias.

Terapia combinada mais eficaz

Todos os tratamentos tiveram aproximadamente a mesma duração e foram associados com uma diminuição da raiva e da agressividade no final do tratamento. Mas houve diferenças de intensidade nos resultados.

O tratamento combinado resultou em níveis significativamente mais baixos de expressão externa de raiva, agressão e ruminação da raiva, mas não de supressão da raiva, em comparação com a tomada de consciência das emoções ou a reavaliação cognitiva isoladamente.

A combinação foi particularmente eficaz para os participantes que estavam experimentando níveis muito altos de raiva no início da intervenção. E os resultados fortalecem pesquisas e teorias que sugerem que as dificuldades em regular emoções e interpretar eventos e situações podem ser um importante fator que contribui para problemas no controle da raiva.

"Nossos resultados sugerem que um tratamento muito curto, de apenas quatro semanas e administrado pela internet, com apoio mínimo do terapeuta, é eficaz na redução dos problemas de raiva. Nossa esperança é que estudos de acompanhamento confirmem essa descoberta e que o tratamento possa ser oferecido amplamente dentro dos cuidados regulares," disse a professora Johan Bjureberg, do Instituto Karolinska (Suécia).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Targeting maladaptive anger with brief therapist-supported internet-delivered emotion regulation treatments: A randomized controlled trial
Autores: Johan Bjureberg, Olivia Ojala, Anton Berg, Elin Edvardsson, Orn Kolbeinsson, Olof Molander, Evelina Morin, Line Nordgren, Kristin Palme, Josefin Särnholm, Leif Wedin, Christian Rück, James J. Gross, Hugo Hesser
Publicação: Journal of Consulting and Clinical Psychology
DOI: 10.1037/ccp0000769
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Psicoterapia

Terapias Alternativas

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.