05/01/2019

Termômetro e medidor de pressão com mercúrio serão proibidos

Com informações da Agência Brasil
Termômetro e medidor de pressão com mercúrio serão proibidos
Quem já tem o equipamento em casa pode continuar usando, bastando tomar as providências necessárias no caso de quebra.
[Imagem: Anvisa/Divulgação]

Eliminação do mercúrio

Desde o dia 1º de janeiro está proibida em todo o país a fabricação, importação e comercialização de termômetros e de esfigmomanômetros (aparelhos para verificar a pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde.

A medida também inclui a proibição do uso desses equipamentos em serviços de saúde, que deverão fazer o descarte adequado.

A resolução, entretanto, não veta o uso doméstico de termômetros de mercúrio para quem que já possui o equipamento. "A população poderá continuar usando os termômetros domésticos, mas com o devido cuidado no armazenamento e na manipulação para que não ocorra a quebra do vidro," alertou o Ministério da Saúde, citando que, se o produto estiver em boas condições e íntegro, não há problema à saúde.

A proibição também não se aplica a produtos para pesquisa e para calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência. Assim, serviços de saúde que possuírem medidores de pressão ou termômetros de coluna de mercúrio utilizados como padrão de referência para calibração interna de outros equipamentos deverão identificar esses produtos com etiqueta com os dizeres: "Produto utilizado como padrão de referência para calibração".

O Ministério informou que a determinação cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. A convenção, assinada pelo Brasil e por mais 140 países em 2013, tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos.

No ano passado, a Anvisa proibiu o mercúrio não encapsulado na odontologia.

Cuidados com o mercúrio

Caso o usuário deseje se desfazer do termômetro de mercúrio, a orientação é mantê-lo provisoriamente em casa até a divulgação, pela Ministério da Saúde e pela Anvisa, dos pontos de recolhimento. Em caso de quebra, devem ser tomadas as seguintes precauções:

  • Isolar o local e não permitir que crianças brinquem com as bolinhas de mercúrio.
  • Abrir as janelas para arejar o ambiente.
  • Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel ou luvas e colocar em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento.
  • Localizar as "bolinhas" de mercúrio e juntá-las com cuidado, utilizando um papel cartão ou similar, evitando contato da pele com o mercúrio. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
  • Transferir o mercúrio recolhido para um recipiente de plástico duro e resistente ou vidro, colocar água até cobrir completamente o mercúrio a fim de minimizar a formação de vapores de mercúrio, e fechar o recipiente.
  • Identificar/rotular o recipiente, escrevendo na parte externa "Resíduos tóxicos contendo mercúrio".
  • Não usar aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.

Os materiais utilizados durante o procedimento, como luvas e seringas, também deverão ser colocados em embalagens rotuladas e não devem ser descartados no lixo comum.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Contaminação

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.