30/11/2023

Tratamento de ponta contra o câncer está causando câncer nos pacientes

Redação do Diário da Saúde
Tratamento de ponta contra o câncer está causando câncer nos pacientes
Houve muitas críticas na própria comunidade científica quando a controversa imunoterapia recebeu o Nobel de Medicina em 2018.
[Imagem: Academia Nobel/Divulgação]

Quando o tratamento faz mal

A autoridade de saúde dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) emitiu um alerta de segurança para um tratamento inovador que está sendo testado contra o câncer.

Os testes clínicos apontaram vários casos em que pacientes que receberam o tratamento anticâncer na verdade desenvolveram novos cânceres em razão do próprio tratamento.

Trata-se de uma imunoterapia conhecida como terapia com células CAR-T. O tratamento começa com a coleta de células do sistema imunológico do próprio paciente, chamadas células T, e sua modificação genética em laboratório para pretensamente torná-la capaz de detectar e atacar o câncer.

Apesar de vistas como promissoras pelos cientistas que as desenvolveram, essas terapias chamam mais atenção pelos preços exorbitantes, com os tratamentos custando na faixa dos US$ 500.0000 (cerca de R$ 2,5 milhões).

Tratamento de ponta contra o câncer está causando câncer nos pacientes
Estudos anteriores já indicavam que a imunoterapia contra o câncer limita sua própria eficácia.
[Imagem: Francesco Marangoni]

Tratamento que causa câncer

Desde 2017, a FDA aprovou seis terapias comerciais com células CAR-T, todas voltadas para cânceres do sangue, como leucemias e linfomas. Mas os cientistas já estão testando versões dessa imunoterapia para uma série de outros tipos de câncer e também para doenças autoimunes.

Agora, a agência anunciou que as células T de alguns pacientes na verdade tornaram-se cancerosas após a manipulação em laboratório - as células quiméricas reinjetadas passaram a causar novos cânceres. Os casos ocorreram tanto em testes clínicos de terapias ainda sujeitas à aprovação, quanto de terapias já aprovadas e comercializadas.

"A FDA está investigando o risco identificado de malignidade de células T com resultados graves, incluindo hospitalização e morte, e está avaliando a necessidade de medidas regulatórias," anunciou a agência.

Tratamento de ponta contra o câncer está causando câncer nos pacientes
Como os riscos desses tratamentos já eram conhecidos ou previstos, alguns cientistas estão tentando usar a inteligência artificial para identificar os pacientes que vão piorar com a imunoterapia.
[Imagem: Pranjal Vaidya et al. - 10.1136/jitc-2020-001343]

Imunoterapias com risco de causar câncer

A agência afirmou que o risco de malignidades das células T é aplicável a todas as imunoterapias com células CAR-T autólogas geneticamente modificadas por tratamentos já aprovados, ou seja, tratamentos que continuam sendo comercializados.

Ocorreram malignidades de células T em pacientes tratados com vários produtos da classe das imunoterapias. Os produtos atualmente aprovados nesta classe (listados em ordem alfabética por nome comercial) incluem os seguintes:

  • Abecma (idecabtagene vicleucel)
  • Breyanzi (lisocabtagene maraleucel)
  • Carvykti (ciltacabtagene autoleucel)
  • Kymriah (tisagenlecleucel)
  • Tecartus (brexucabtagene autoleucel)
  • Yescarta (axicabtagene ciloleucel)

Os pacientes e os participantes de ensaios clínicos que receberam ou estão recebendo tratamento com estes produtos deverão ser monitorados ao longo de toda a vida quanto a novas doenças malignas, determinou a FDA.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Células-tronco

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.