03/04/2023

Tratamentos de dor nas costas para adolescentes estão desatualizados

Redação do Diário da Saúde
Tratamentos de dor nas costas para adolescentes estão desatualizados
Dor nas costas? Escolha entre Ioga, Tai Chi ou Qigong.
[Imagem: Uofmhealth/Divulgação]

Dores nas costas em adolescentes

A maioria dos tratamentos oferecidos a adolescentes com dores persistentes nas costas estão "desatualizados" e ignoram a "visão geral" do problema.

E não apenas isso: As abordagens mais recentes para essa condição crônica não estão sendo testadas nessa faixa etária, tornando difícil encontrar alternativas para os mais jovens.

"Abordagens tradicionais, como exercícios, podem desempenhar um papel útil em ajudar adolescentes com dores nas costas," explicou a pesquisadora Sara Hauber, da Universidade de Limerick (Irlanda). "No entanto, o exercício sozinho raramente é suficiente, e temos boas evidências de que outros fatores podem ter um grande impacto na dor de uma pessoa".

Especificamente, Hauber e seus colegas descobriram que os tratamentos para adolescentes com dor persistente nas costas baseiam-se principalmente em uma explicação biomecânica desatualizada da dor persistente.

Em vez disso, o saber científico atual destaca que o tratamento deve estar alinhado com as recomendações de que tanto a mente quanto o corpo sejam tratados quando a dor nas costas rotineira ou crônica estiver presente.

Um estudo recente mostrou que as pessoas que receberam tratamento personalizado, que atendeu especificamente às suas necessidades de saúde, tiveram melhor desempenho do que aquelas que receberam cuidados recomendados semelhantes de maneira não personalizada, enquanto outro demonstrou que o entendimento comum da postura sentada "adequada" estava desatualizado e pode de fato dificultar o tratamento da dor nas costas.

Tratamentos mente-corpo

Hoje é aceito que a dor nas costas é influenciada por fatores como sono, atividade física, humor e estresse, de modo que um programa mente-corpo supera todos os tratamentos tradicionais para dores crônicas nas costas.

Esta compreensão mais holística da dor nas costas levou a uma variedade de tratamentos inovadores oferecidos a adultos com dor lombar, tratamentos que consideram não apenas as costas, mas também a saúde geral e o bem-estar da pessoa.

Entre os adolescentes, contudo, continua prevalecendo a antiga noção de que a dor nas costas em jovens e crianças seria causada principalmente por fatores físicos, como postura e mochilas pesadas, perdendo-se aquele quadro mais geral, ou holístico, hoje aplicado aos adultos.

A consequência disto é que os tratamentos mais inovadores não estão chegando aos adolescentes.

"Por exemplo, se um adolescente tem dor nas costas, sono ruim e humor deprimido - cada um dos quais pode estar conectado - eles podem consultar vários profissionais de saúde, cada um treinado para tratar apenas um ou dois desses sintomas, muitas vezes apenas por um curto período de tempo e que provavelmente não conseguem se comunicar facilmente usando registros eletrônicos de saúde.

"Para ajudar os adolescentes com dor nas costas a se recuperarem melhor, precisamos testar esses novos tratamentos e estruturar os cuidados de saúde de forma que a saúde física e mental sejam consideradas juntas," explicou o professor Kieran O'Sullivan, coordenador da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Describing the nonsurgical, nonpharmacological interventions offered to adolescents with persistent back pain in randomized trials: A scoping review
Autores: Sara D. Hauber, Katie Robinson, Edward Kirby, Steven Kamper, Noirin Nealon Lennox, Kieran O'Sullivan
Publicação: European Journal of Pain
DOI: 10.1002/ejp.2073
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Atividades Físicas

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.