18/12/2015

Um novo entendimento do vírus da dengue

Redação do Diário da Saúde
Um novo entendimento do vírus da dengue
A descoberta torna o trabalho dos desenvolvedores de vacinas ainda mais difícil.
[Imagem: UTMB]

Sorotipos da dengue

Uma descoberta está mudando a forma como os cientistas estudam e compreendem um vírus bem conhecido dos brasileiros, e que pode ser mortal.

Até agora, os cientistas haviam descrito quatro variantes antigênicas distintas - ou sorotipos - do vírus da dengue.

Todos os trabalhos para o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue baseiam-se nesse conhecimento.

Mas isso agora mudou, conforme uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu mapear com precisão as diferenças antigênicas desses vários subtipos do vírus da dengue.

Mais complicado

Em um artigo publicado na revista Science, a equipe relata que os quatro sorotipos do vírus da dengue não são categorias tão estanques quanto se acreditava - há sobreposições importantes que nunca haviam sido observadas.

"Em vez de serem quatro grupos antigênicos distintos no espaço e no tempo, há um continuum, uma sobreposição desses relacionamentos, o que torna o trabalho dos desenvolvedores de vacinas ainda mais difícil," disse Nikos Vasilakis, da Universidade do Texas e um dos autores do estudo.

Vários candidatos a vacina contra a dengue estão em desenvolvimento, sendo o mais promissor deles o que está em testes pelo Instituto Butantan. Recentemente o México aprovou pela primeira vez a vacina do laboratório Sanofi Pasteur, que é baseada no vírus da febre amarela.

Todos os ensaios clínicos feitos até agora basearam-se na comparação da eficácia dos candidatos a vacina contra cada um dos sorotipos, considerados de forma estanque. Agora cada equipe terá que reavaliar seus trabalhos com base nesse novo conhecimento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.