20/02/2024

Um único detalhe pode tornar seu perfil de namoro muito mais atraente

Redação do Diário da Saúde
Um único detalhe pode tornar seu perfil de namoro muito mais atraente
Ao fazer um perfil em um site de namoro, você pode estar esquecendo do detalhe mais importante.
[Imagem: Tumisu/Pixabay]

Como escrever um perfil de namoro

Ao escrever um perfil de namoro online, é provável que o candidato ao amor preencha o formulário com todas as qualidades e interesses que parecem torná-lo especial.

Isso pode incluir desde o esporte que pratica nos finais de semana, se gosta de montanha ou de praia, quais suas bandas preferidas, seu signo no horóscopo, se tem um cachorro, um gato ou uma iguana ou mesmo três filhos que cria sozinho.

Porém, há uma coisa que a maioria dos candidatos costuma deixar de fora: O que querem saber sobre seu parceiro em potencial.

E esse detalhe pode ser a coisa mais importante a incluir, dizem as psicólogas Juliana Schroeder e Ayelet Fishbach, da Universidade de Berkeley (EUA).

E a razão é simples: As pessoas querem ser conhecidas e que os outros saibam quem ou como elas são; ocorre que as outras pessoas, os candidatos a namoro, por exemplo, também querem ser conhecidas, e o interesse em conhecê-las é por isso um elemento importante.

Nos perfis analisadas, mais de 50% dos candidatos a namoro mostraram desejo de serem conhecidos por um parceiro em potencial, mas apenas cerca de 20% expressaram o desejo de conhecer seu parceiro em potencial. E esses 20% de candidatos foram consistentemente avaliados como mais interessantes pelos potenciais interessados.

As duas pesquisadoras argumentam que o fenômeno ocorre não apenas com casais românticos, mas em todos os tipos de relacionamentos interpessoais, incluindo amigos, vizinhos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos casuais. Em cada caso, as pessoas se mostraram mais satisfeitas quando se sentiam conhecidas do que quando sentiam que conheciam a outra pessoa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Feeling known predicts relationship satisfaction
Autores: Juliana Schroeder, Ayelet Fishbach
Publicação: Journal of Experimental Social Psychology
Vol.: 111, 104559
DOI: 10.1016/j.jesp.2023.104559
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.