03/06/2014

Universidade Aberta do SUS atinge 100 mil matrículas

Com informações da Fiocruz

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) alcançou a marca de mais de 100 mil matrículas realizadas por profissionais de saúde de todo Brasil.

O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criado em 2010 com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores de Saúde do Brasil, especialmente àqueles que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

São oferecidos cursos gratuitos em diversos níveis e modalidades, produzidos com consideração ao cotidiano dos trabalhadores e a diretriz de educação permanente em saúde.

As ofertas incluem cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização, e ainda mestrados profissionais. Os temas abordados são diversos, abrangendo desde assuntos específicos como dengue, HPV, atenção domiciliar, tuberculose e influenza, até programas amplos como Saúde da Família, Atenção Domiciliar e Saúde Mental, além da oferta de especializações para os profissionais participantes dos programas Mais Médicos e Provab.

O conteúdo produzido é bastante prático, e qualquer profissional de saúde pode se inscrever e ser certificado nos cursos oferecidos pelo Sistema UNA-SUS, desde que atenda aos pré-requisitos de cada oferta.

A Rede UNA-SUS é formada por um conjunto de instituições de ensino superior.

Inicialmente composta 16 universidades, a Rede UNA-SUS passou por um recente processo de expansão, oficializado em 29 de abril, após publicação do resultado do chamamento público do Edital Nº 57, de 23 de outubro de 2013, que trata do processo de adesão de novas instituições. Após a publicação, a Rede passou a contar com mais 20 membros, totalizando 36 instituições participantes. Com a adesão dessas novas universidades, o Sistema UNA-SUS marcou presença em todas as regiões do país. Das novas instituições de ensino, sete estão no Nordeste, quatro no Norte, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul e uma no Sudeste.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Trabalho e Emprego

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.