07/08/2020

Usar máscaras em público diminui disseminação da covid-19

Redação do Diário da Saúde
Usar máscaras em público diminui disseminação da covid-19
O uso das máscaras e a distância pessoal são cruciais principalmente devido à transmissão por assintomáticos.
[Imagem: V. Altounian/Science]

Eficácia das máscaras

Cidades que tornaram obrigatório o uso de máscaras faciais em áreas públicas tiveram um declínio contínuo na propagação do coronavírus.

Após apenas cinco dias do início da vigência da obrigatoriedade das máscaras, a taxa diária de crescimento do novo coronavírus desacelerou quase 1%; após 21 dias, a taxa de crescimento já havia desacelerado cerca de 2%.

Esta foi a conclusão de Wei Lyu e George Wehby, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Iowa (EUA) - todos os dados da pesquisa referem-se à experiência norte-americana.

Governadores de 15 estados norte-americanos e da capital assinaram decretos para obrigar o uso da máscara facial em público logo nos primeiros dias da pandemia.

Essas leis foram promulgadas entre 8 de abril e 15 de maio, e os pesquisadores monitoraram as mudanças nas taxas diárias de crescimento dos casos de covid-19 entre 31 de março e 22 de maio.

Segundo a equipe entre 230.000 e 450.000 casos podem ter sido evitados até a data final do estudo (22 de maio) graças à obrigatoriedade do uso das máscaras.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Community Use Of Face Masks And covid-19: Evidence From A Natural Experiment Of State Mandates In The US
Autores: Wei Lyu, George L. Wehby
Publicação: Health Affairs
Vol.: 39, No. 8
DOI: 10.1377/hlthaff.2020.00818
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Epidemias

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.