07/11/2023

Uso intensivo do telefone celular afeta a qualidade do sêmen

Redação do Diário da Saúde
Uso intensivo do telefone celular afeta a qualidade do sêmen
A contagem de espermatozoides caiu de uma média de 99 milhões de espermatozoides por mililitro para 47 milhões por mililitro nos últimos 50 anos.
[Imagem: Rita Rahban]

Celulares e espermatozoides

Vários fatores ambientais e de estilo de vida têm sido propostos para explicar o declínio na qualidade do sêmen observado nos últimos cinquenta anos, e a radiação eletromagnética tem sido um dos mais cogitados.

Há mais de uma década, experimentos têm mostrado que as ondas emitidas pelos telefones celulares degradam a qualidade do esperma e, mais especificamente, que o o telefone celular guardado no bolso da calça reduz a fertilidade masculina.

Agora, Rita Rahban e colegas da Universidade de Genebra e do Instituto Suíço de Saúde Pública acabam de adicionar mais um indício a esse corpo de pesquisa, mostrando que o uso frequente dos telefones celulares está associado a uma menor concentração e número total de espermatozoides - não foi encontrada associação entre o uso dos telefones celulares e a baixa motilidade ou a morfologia dos espermatozoides.

Impacto na fertilidade masculina

A equipe afirma que este é o maior estudo transversal sobre este tema, baseando-se em dados de 2.886 homens suíços com idades entre 18 e 22 anos, recrutados entre 2005 e 2018 em seis centros de recrutamento militar.

Os dados revelaram uma associação entre o uso frequente do celular e a menor concentração de espermatozoides. A concentração média de espermatozoides foi significativamente maior no grupo de homens que não usavam o celular mais de uma vez por semana (56,5 milhões/mL) em comparação com homens que usavam o telefone mais de 20 vezes por dia (44,5 milhões/mL). Esta diferença corresponde a uma diminuição de 21% na concentração de espermatozoides para utilizadores frequentes (mais de 20 vezes/dia) em comparação com utilizadores raros.

Esta associação inversa revelou-se mais pronunciada no primeiro período de estudo (2005-2007) e diminuiu gradualmente com o tempo (2008-2011 e 2012-2018). "Esta tendência corresponde à transição de 2G para 3G e depois de 3G para 4G, que levou a uma redução na potência de transmissão dos telefones", explicou o professor Martin Roosli.

Este estudo, como a maioria dos estudos epidemiológicos que investigam os efeitos do uso do telefone celular na qualidade do sêmen, baseou-se em dados autorrelatados, o que é uma limitação. Com isto, assume-se que a frequência de uso relatada pelo indivíduo era uma estimativa precisa da exposição à radiação eletromagnética. Para resolver esta limitação, um estudo financiado pelo Departamento Federal do Meio Ambiente (Suíça) iniciou um novo estudo este ano, que está medindo de forma direta e precisa a exposição às ondas eletromagnéticas, bem como os tipos de utilização dos celulares - chamadas, navegação na web, envio de mensagens - e avaliando o seu impacto na saúde reprodutiva masculina e no potencial de fertilidade.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association between self-reported mobile phone use and the semen quality of young men
Autores: Rita Rahban, Alfred Senn, Serge Nef, Martin Roosli
Publicação: Fertility & Sterility
DOI: 10.1016/j.fertnstert.2023.09.009
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Sexualidade

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.