04/07/2007

Utilização da água de coco verde ganha prêmio nacional

Da redação

A Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (SBAAL) concedeu Diploma de Honra ao Mérito na Área de Microbiologia ao trabalho "Utilização de água de coco verde (Cocos nucifera) na composição de meios para cultura de Escherichia coli", apresentado durante o XV ENAAL e Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos, realizado recentemente em Fortaleza.

O projeto é parte de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. A autora é de Regina Coeli de Oliveira Tôrres, que teve orientação dos professores Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira (UFC) e Ernani S. Sant'Anna (CAL/UFSC).

Meio de cultura

O objetivo do trabalho de Regina Torres, que cumpre programa de pós-doutoramento no Programa de Ciência de Alimentos da UFSC, foi o de avaliar a água de coco verde como meio de cultura para a bactéria Escherichia coli, um microrganismo indicador das condições higiênico-sanitárias de alimentos. Os resultados obtidos foram superiores ou semelhantes em relação aos meios comerciais caldo lactose e caldo soja triptona.

A idéia surgiu em virtude do alto custo dos meios de cultura, da escassez de recursos nas instituições públicas de ensino/pesquisa e da disponibilidade e baixo custo do coco verde na região nordeste do Brasil, onde foi realizado parte do trabalho.

Produção de cocos

O Brasil é o 4º produtor mundial de coco, com uma produção estimada em 3 milhões de toneladas (aproximadamente 2 bilhões de frutos) em 2005, atrás apenas de Indonésia, Filipinas e Índia com 16,3; 14,8 e 9,5 milhões de toneladas (FAO, 2007). A região Nordeste do Brasil é responsável por mais de 70% da produção nacional de coco, onde se destacam os Estados da Bahia e Ceará (IBGE, 2007).

Nutrientes da água de coco

Ernani Sant'Anna explica que a água de coco verde contém a maioria dos nutrientes necessários para o crescimento microbiano. Trata-se de uma solução natural e estéril com sais minerais, proteínas, açúcares, vitaminas, gorduras neutras e fatores de crescimento, e por isso vem sendo estudada como meio de cultivo e promotor de crescimento celular; como solução de rehidratação oral; diluente do sêmen de caprinos e ovinos e meio de cultivo de embriões bovinos.

A composição da água varia em função da variedade do coco, do ambiente no qual ele cresce e do estágio de maturação. Os principais componentes da água de coco são glicose, frutose e sacarose, podendo atingir até 8 g/100 mL.

O coco verde é disponibilizado para consumo entre o 5º e 7º mês de maturação do fruto, quando o volume de água (400 a 600 mL) e os teores de açúcares são maiores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Infecções

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.