01/08/2023

Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta

Com informações da BBC
Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta
São recomendadas quatro séries de exercício de prancha, com intervalos de dois minutos, três vezes por semana.
[Imagem: BBC]

Agachamento e prancha

Exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, estão entre as melhores maneiras de reduzir a pressão arterial e ajudar no controle da hipertensão.

Em razão disto, a orientação atual, que tem como foco principalmente caminhadas, corrida e ciclismo, deve ser atualizada, afirmam Jamie Edwards e colegas da Universidade Igreja de Cristo de Canterbury (Reino Unido), que realizaram uma meta-análise de ensaios clínicos envolvendo quase 16 mil pessoas.

Todos os exercícios físicos reduziram a pressão alta, mas o agachamento na parede e a prancha levaram a quedas maiores do que os exercícios aeróbicos.

A posição da prancha, que se assemelha a uma flexão, com os cotovelos diretamente abaixo dos ombros e as pernas esticadas para trás, fortalece o abdômen.

Já o agachamento na parede envolve posicionar os pés a 60 cm de uma parede e deslizar as costas para baixo até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Esses exercícios de isometria são destinados a aumentar a força sem mover músculos ou articulações, colocando um estresse no corpo muito diferente do exercício aeróbico.

"Eles aumentam a tensão nos músculos quando mantidos por dois minutos, depois causam um súbito fluxo de sangue quando você relaxa", o professor Jamie O'Driscoll. "Isso aumenta o fluxo sanguíneo, mas você deve se lembrar de respirar."

Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta
São recomendadas quatro séries de agachamento na parede, com intervalos de dois minutos, três vezes por semana.
[Imagem: BBC]

O quanto os exercícios reduzem a pressão?

A hipertensão arterial sobrecarrega os vasos sanguíneos, o coração e outros órgãos, aumentando o risco de doenças como ataques cardíacos e derrames.

O tratamento geralmente envolve medicamentos, mas os pacientes também são aconselhados a comer de forma saudável, reduzir a ingestão de álcool, parar de fumar e se exercitar regularmente.

Em sua análise, os pesquisadores revisaram dados de 15.827 pessoas que se exercitaram por duas semanas ou mais em 270 ensaios clínicos, publicados entre 1990 e 2023.

Lembre-se que a pressão do sangue nas artérias é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e que medições acima de 140/90 mmHg são consideradas elevadas. A meta-análise revelou que a pressão arterial em repouso foi reduzida em:

  • 4,49/2,53 mmHg após treinamento aeróbico (como corrida ou ciclismo);
  • 4,55/3,04 mmHg após treino de resistência dinâmica ou musculação;
  • 6,04/2,54 mmHg após treino combinado (aeróbico e musculação);
  • 4,08/2,50 mmHg após treinamento intervalado de alta intensidade (explosões curtas de exercício intenso com períodos de descanso entre eles);
  • 8,24/4 mmHg após treinamento de exercícios de isometria (prancha e agachamento na parede).

Estas quedas podem reduzir o risco de a pessoa ter um derrame.

A recomendação é que pessoas com pressão alta considerem fazer quatro séries de dois minutos de agachamento na parede ou prancha com dois minutos de descanso entre elas, três vezes por semana.

Checagem com artigo científico:

Artigo: High-Intensity Interval Training and Cardiometabolic Health in the General Population: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomised Controlled Trials
Autores: Jamie Edwards, Megan Griffiths, Algis H. P. Deenmamode, Jamie O'Driscoll
Publicação: Sports Medicine
DOI: 10.1007/s40279-023-01863-8
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Prevenção

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.