01/08/2018

Este vírus reforça - e não enfraquece - nosso sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
Este vírus reforça - e não enfraquece - nosso sistema imunológico
Outras equipes estão tentando regenerar o timo para tentar rejuvenescer o sistema imunológico.
[Imagem: Nicholas Bredenkamp et al./Development]

Rejuvenescer o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico atinge o auge quando somos jovens; depois de certa idade, ele começa a declinar e fica mais difícil para nossos corpos combater novas infecções.

"É por isso que os idosos são mais suscetíveis a infecções do que os mais jovens," explica o Dr. Janko Nikolich Zugich, da Universidade do Arizona (EUA).

Mas talvez haja uma maneira de rejuvenescer o sistema imunológico dos adultos mais velhos.

Foi nessa busca que o Dr. Nikolich Zugich e sua colega Megan Smithey descobriram que um vírus em particular não enfraquece, mas na verdade melhora nosso sistema imunológico.

Os pesquisadores infectaram camundongos com o citomegalovírus (CMV). O vírus afeta mais da metade de todas as pessoas e é contraído, na maior parte, em uma idade bastante jovem. Como não há cura, o vírus fica conosco por toda a vida e é particularmente prevalente em adultos mais velhos porque eles já tiveram mais tempo para serem contaminados.

"Nós assumimos que isso tornaria os camundongos mais vulneráveis a outras infecções, porque [o vírus] estava consumindo recursos e mantendo o sistema imunológico ocupado," disse Smithey.

Mas não é isso o que acontece.

Vírus reforça sistema imunológico

Para testar sua teoria, a equipe infectou os camundongos com listeria, um gênero de bactérias que normalmente causa intoxicação alimentar.

Ocorre que os camundongos mais velhos portadores de CMV mostraram-se mais resistentes do que os camundongos de idade semelhante sem o CMV.

"Ficamos completamente surpresos; esperávamos que esses camundongos estivessem em situação pior," disse Smithey. "Mas eles tiveram uma resposta mais robusta e eficaz à infecção."

Os pesquisadores não sabem ainda como a infecção pelo vírus fortalece o sistema imunológico - eles estão investigando isso agora -, mas acreditam que obtiveram novas perspectivas sobre o envelhecimento do sistema imunológico.

"Este estudo nos mostra que há mais capacidade no sistema imunológico em uma idade mais avançada do que pensávamos," disse a Dra Smithey.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Vírus

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.