25/07/2022

Abacate traz ganhos para colesterol e dieta, mas não para perda de peso

Redação do Diário da Saúde
Abacate traz ganhos para colesterol e dieta, mas não para perda de peso
No geral, os efeitos de ingerir abacate diariamente foram menores do que o esperado com base nos estudos feitos anteriormente.
[Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash]

Um abacate por dia

Comer um abacate por dia durante seis meses não teve nenhum efeito sobre a gordura da barriga, gordura do fígado ou circunferência da cintura em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Contudo, a ingestão do abacate do tipo avocado levou a uma ligeira diminuição nos níveis de colesterol não saudáveis, com o colesterol total diminuindo 2,9 miligramas por decilitro (mg/dL) e o colesterol LDL diminuindo 2,5 mg/dL.

Neste ensaio clínico randomizado e de grande porte, os participantes que comeram abacate também apresentavam dietas de melhor qualidade durante o período do estudo, o que torna difícil medir o efeito isolado da ingestão do avocado.

Embora estudos anteriores, menores, tenham encontrado uma ligação entre comer abacates e menor peso corporal, IMC e circunferências da cintura, este foi o maior e mais extenso estudo até hoje sobre os efeitos do abacate na saúde, incluindo o grande número de participantes e a duração do período de estudos, e aqueles resultados não foram confirmados.

Ainda assim, os pesquisadores acreditam que a adição da fruta à alimentação é benéfica.

"Embora os abacates avocado não tenham afetado a gordura da barriga ou o ganho de peso, o estudo ainda fornece evidências de que os abacates podem ser uma adição benéfica a uma dieta bem equilibrada," disse a professora Penny Kris-Etherton, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). "Incorporar um abacate por dia neste estudo não causou ganho de peso e também causou uma ligeira diminuição no colesterol LDL, que são descobertas importantes para uma melhor saúde."

Qualidade da dieta

Os abacates do tipo avocado são menores do que os abacates comuns, mas comer um abacate inteiro todos os dias pode ser um desafio para a maioria das pessoas, mesmo para as que gostam da fruta.

Contudo, o estudo também observou que comer abacates diariamente está associado a uma melhor qualidade geral das dietas de oito pontos em uma escala de 100 pontos - este efeito também já foi demonstrado com a ingestão de óleo de abacate.

"A adesão às diretrizes dietéticas é geralmente ruim nos EUA [onde foi feito o estudo], e nossas descobertas sugerem que comer um abacate por dia pode aumentar substancialmente a qualidade geral da dieta. Isto é importante porque sabemos que uma dieta de alta qualidade está associada com menor risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer", disse Kristina Petersen, da Universidade Técnica do Texas, coautora do estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Effect of Incorporating 1 Avocado Per Day Versus Habitual Diet on Visceral Adiposity: A Randomized Trial
Autores: Alice H. Lichtenstein, Penny M. Kris-Etherton, Kristina S. Petersen, Nirupa R. Matthan, Samuel Barnes, Mara Z. Vitolins, Zhaoping Li, Joan Sabaté, Sujatha Rajaram, Shilpy Chowdhury, Kristin M. Davis, Jean Galluccio, Cheryl H. Gilhooly, Richard S. Legro, Jason Li, Laura Lovato, Letitia H. Perdue, Gayle Petty, Anna M. Rasmussen, Gina Segovia?Siapco, Rawiwan Sirirat, April Sun, David M. Reboussin
Publicação: Journal of the American Heart Association
DOI: 10.1161/JAHA.122.025657
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.