21/09/2021

Adesivo mecânico duradouro promete melhores tratamentos para a pele

Redação do Diário da Saúde
Adesivo mecânico duradouro promete melhores tratamentos para a pele
Ilustração esquemática do adesivo para tratar a pele, com câmaras de sucção inspiradas nos besouros.
[Imagem: Bo-yong Park et al. - 10.1126/sciadv.abf5695]

Adesivo para a pele

Inspirando-se na natureza, uma equipe de cientistas de vários países se juntou para inventar um dispositivo inteligente para cuidados personalizados com a pele.

O dispositivo é colado sobre a pele, coletando e monitorando os fluidos corporais, o que abre caminho para diagnósticos e tratamentos mais precisos para condições comuns, como a acne, ou doenças da pele, como a psoríase.

"Os dispositivos diagnósticos não invasivos tradicionais desenvolvidos para cuidados com a pele têm várias limitações. Esses dispositivos tendem a ser pouco precisos, difíceis de usar e requerem equipamentos caros para analisar os resultados. Os adesivos químicos usados no processo também podem causar irritação na pele ou, às vezes, danos, tornando difícil usá-los repetidamente ou por um longo tempo. Manter a adesão em diferentes condições, como a superfície de uma pele molhada ou curvada, também pode ser muito desafiador," contou Bo-yong Park, da Universidade McGill (Canadá).

Então, ele e seus colegas foram para a natureza em busca de inspiração, encontrando-a nos besouros mergulhadores machos (Hydaticus pacificus), insetos aquáticos que desenvolveram pêlos adesivos especiais, ou cerdas, para se agarrarem a suas companheiras debaixo d'água.

As cerdas possuem estruturas e cavidades semelhantes a ventosas, proporcionando forte fixação mesmo em superfícies úmidas e irregulares, algo difícil de se obter com os adesivos tradicionais.

"Nós criamos ventosas artificiais de tamanho microscópico que podem coletar e monitorar fluidos corporais enquanto aderem à pele. Incorporamos hidrogéis de captura de fluido dentro das cavidades das ventosas para monitorar os níveis de pH.

"Esperamos que este dispositivo seja aplicado a tratamentos de pele personalizados, materiais adesivos médicos e tecnologias de diagnóstico. Com base nos resultados da nossa pesquisa, esperamos que ele possa ser usado para o diagnóstico local de biomarcadores para doenças da pele," disse Park.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Diving beetle-like miniaturized plungers with reversible, rapid biofluid capturing for machine learning-based care of skin disease
Autores: Sangyul Baik, Jihyun Lee, Eun Je Jeon, Bo-yong Park, Da Wan Kim, Jin Ho Song, Heon Joon Lee, Seung Yeop Han, Seung-Woo Cho, Changhyun Pang
Publicação: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.abf5695
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Higiene Pessoal

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.