23/11/2022

Amêndoas reduzem o apetite e ajudam a cortar calorias

Redação do Diário da Saúde
Amêndoas reduzem o apetite e ajudam a cortar calorias
Um punhado de amêndoas pode manter os quilos extras à distância.
[Imagem: HealthAliciousNess]

Amêndoas diminuem apetite

Perder peso nunca é fácil, mas um punhado de amêndoas pode ajudar a se livrar de alguns quilos extras.

Ao estudar como as amêndoas podem afetar o apetite e a ingestão de energia, pesquisadores australianos descobriram que um lanche de 30 a 50 gramas de amêndoas pode ajudar as pessoas a reduzir o apetite, diminuindo o número de calorias que consomem por dia.

Em comparação com um lanche de carboidratos equivalente em energia, as pessoas que consumiram amêndoas reduziram sua ingestão de energia em 300 quilojoules (72 quilocalorias) na refeição subsequente.

"Nossa pesquisa examinou os hormônios que regulam o apetite e como as nozes - especificamente as amêndoas - podem contribuir para o controle do apetite. Nós descobrimos que as pessoas que comeram amêndoas apresentaram mudanças em seus hormônios reguladores do apetite, e que isso pode ter contribuído para a redução da ingestão de alimentos," disse a Dra Sharayah Carter, da Universidade do Sul da Austrália.

Efeito das amêndoas no organismo

O estudo constatou que as pessoas que comiam amêndoas tinham 47% menos respostas aos peptídeos C (o que pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares); e níveis mais altos de polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (18% mais alto), glucagon (39% mais alto) e respostas de polipeptídeo pancreático (44% mais alto).

O glucagon envia sinais de saciedade ao cérebro, enquanto o polipeptídeo pancreático retarda a digestão, o que pode reduzir a ingestão de alimentos, incentivando a perda de peso.

"As amêndoas são ricas em proteínas, fibras e ácidos graxos insaturados, o que pode contribuir para suas propriedades saciantes e ajudar a explicar por que menos quilojoules foram consumidos," disse Carter.

E comer amêndoas produz pequenas mudanças na ingestão de energia das pessoas, de modo que ingeri-la como aperitivo ou lanche entre refeições não anula seu efeito sobre o apetite na refeição seguinte.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Acute feeding with almonds compared to a carbohydrate-based snack improves appetite-regulating hormones with no effect on self-reported appetite sensations: a randomised controlled trial
Autores: Sharayah Carter, Alison M. Hill, Jonathan D. Buckley, Sze-Yen Tan, Geraint B. Rogers, Alison M. Coates 
Publicação: European Journal of Nutrition
DOI: 10.1007/s00394-022-03027-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.